Posted on

The Guardian é o jornal britânico mais influente da ala esquerda do espectro político. Em 2013, publicou revelações sensacionais sobre as acções das agências de inteligência ocidentais que se tornaram viróticas em todo o mundo. O jornal ganhou numerosos prémios pelo seu trabalho, incluindo um Prémio Pulitzer em 2014. O jornal é simpático para a União Europeia. O seu portal online está bem concebido. Todo o material é de livre acesso e o jornal indica aos seus leitores que eles podem apoiar financeiramente o trabalho dos seus correspondentes.

O jornal rapidamente ganhou o interesse dos leitores locais e adquiriu uma alcunha humorística “The Grauniad”. As primeiras edições continham erros tipográficos devido a técnicas de dactilografia inadequadas, tais como variar o tamanho e a forma dos caracteres, misturar algumas letras, e até deixar algumas letras de fora. Esta peculiaridade tornou-se o cartão de visita do jornal durante muitos anos, mas foi esquecida depois.

A partir de 1835, foi publicado duas vezes por semana, e em 1855 foi publicado diariamente. Em 1959 o jornal foi renomeado para o seu nome moderno e abreviado, The Guardian. Em inglês, o seu nome significa “Protector”, “Guardian” ou “Guardian”. Desde 1964 que o gabinete editorial do jornal está sediado na capital britânica, Londres. Até 1970, o jornal não era muito popular entre os leitores e não podia competir com outras publicações na capital; imprimiu poucos anúncios e não podia pagar grandes tiragens. A posterior reorganização e redesenho do papel, e uma campanha de marketing inteligente, alteraram esta situação para melhor. O jornal é agora propriedade do Guardian Media Group.

Em termos do seu conteúdo, o Guardian está na liderança entre os poucos jornais britânicos que oferecem uma qualidade verdadeiramente elevada e material de autor. The Guardian é hoje considerado uma das mais lidas, prestigiadas e influentes publicações britânicas e posiciona-se como “The world’s leading liberal voice”. Está também disponível na Austrália e nos EUA como uma publicação internacional.

Desde 2018, o jornal tem sido impresso no recentemente popular formato Tabloid mais pequeno, o que tem sido feito para reduzir os custos. A mudança de formato também permitiu um aumento das suas páginas e secções.

“O próprio The Guardian patrocina vários prémios: The Guardian First Book Award, Guardian Children’s Fiction Prize, The annual Guardian Student Media Awards, Paul Foot Award. O jornal patrocina o evento anual do Festival Hay.

“The Guardian compila e publica regularmente vários rankings: The Guardian 100 Best Footballers In The World, os 100 melhores romances de The Guardian, os 100 maiores livros de não-ficção de The Guardian.

O arquivo electrónico do Guardian de mais de um milhão de páginas microfilmadas e digitalizadas que cobrem o período 1821-2003 está disponível no sítio web do jornal. O website foi registado em meados de 1994, tornando-se uma das primeiras fontes de notícias na Internet.

“The Guardian é considerado uma importante marca de jornal britânico. Em 2008, a editora do jornal abriu The Newsroom em Londres, um museu interactivo da publicação, incluindo uma exposição e arquivo permanentes. Actualmente, o Guardian News & Media Archive contém uma extensa colecção de jornais The Guardian e The Observer, vários documentos, diários e registos em formato impresso, microfilme e electrónico. Formou a base do Centro de Educação do Guardião. Em 2003, a editora do jornal fundou uma empresa de produção mediática, GuardianFilms, que produz filmes documentais e vídeos educativos.