Posted on

Uma estrutura de portal bem concebida permite não só manter o público-alvo atraído, mas também melhorar a indexação das páginas. Além disso, uma estrutura bem concebida do sítio melhora a recuperação de informação dentro do recurso e, consequentemente, os factores comportamentais.

A estrutura do portal web é um esquema de disposição de secções, subsecções e outros elementos em relação uns aos outros. Permite-lhe reflectir não só a construção de um recurso, mas também a coesão dos seus componentes.

Falemos sobre a estrutura interna de um portal da Internet.

Existem vários tipos de estrutura:

Linear. Todas as páginas ligam-se à página inicial e umas às outras. Este tipo é adequado para recursos de apresentação e sítios que visam familiarizar os utilizadores com todos os conteúdos disponíveis. Adequado para aqueles que não se preocupam com o tráfego dos motores de busca, bem como para a promoção de tais recursos adequados apenas para a página inicial. Existe outra opção para a estrutura linear do sítio – com ramos. Cada página de um recurso deste tipo refere-se a várias outras páginas equivalentes. Os registos estão ligados e, ao mesmo tempo, remetem para o main.Trebovidnaya. Estrutura universal do site, onde cada categoria tem o seu próprio ramo, e cada subcategoria tem os seus próprios ramos. As inscrições estão organizadas em secções e subsecções.

Uma estrutura em árvore é geralmente preferida quando se cria um portal de informação.

A estrutura de um sítio de informação pode ser bastante complexa. Muitas vezes envolve uma colocação simples e clara de material em 4-5 níveis de nidificação – a distância de uma determinada página da página principal. O número de páginas de um infoportal não é limitado e pode aumentar à medida que o conteúdo é adicionado. Outra característica é o volume de informação; os materiais devem ser detalhados e pormenorizados de modo a revelarem totalmente o assunto.

Uma grande quantidade de informação requer um menu de vários níveis e uma extensa capacidade de pesquisa de artigos. Para além dos menus com títulos e etiquetas, é frequentemente utilizada a pesquisa interna, que procura o artigo desejado não só por palavras no título ou etiquetas, mas também no texto do próprio material. Quanto mais filtros de pesquisa internos existirem, mais conveniente será trabalhar com o servidor. Também facilita a navegação no site com ligações a vários níveis dentro do conteúdo.

Tudo isto distingue o portal de informação dos sítios empresariais. Estes últimos estão frequentemente concentrados em ganhar dinheiro com a venda dos seus serviços ou produtos, e o seu conteúdo principal – uma descrição da sua proposta. Portanto, a estrutura de tais sítios é um pouco mais fácil: caracterizam-se por uma menor quantidade de informação. Além disso, os recursos corporativos não utilizam a geração de conteúdos gerados pelo utilizador.

Fontes de tráfego do portal de notícias

Os portais de notícias recebem tráfego de:

pesquisa; redes sociais; através de ligações de referência; a partir de listas de correio.

O tráfego de busca é uma das fontes dominantes de portais de notícias, para que o site seja visível na busca de consultas de notícias requer um trabalho sério por parte dos especialistas em optimização de motores de busca:

resolução de problemas técnicos;
optimizando a velocidade de carregamento de recursos de documentos;
a correcta execução das meta tags;
estruturação clara da informação publicada;
re-ligação de materiais complementares e reveladores entre si.

É difícil encontrar uma pessoa que não passe pelo menos uma hora por dia em redes sociais. Por isso, certifique-se de que o seu portal temático ou de notícias é visível no Instagram, onde quer que o seu leitor seja mais provável de ser encontrado. É importante ter uma comunidade em cada rede social e desenvolvê-la de todas as formas possíveis. Faça publicidade contextual e direccionada para o seu projecto, e encontre bloggers na sua comunidade – uma grande dose de leitores virá deles. Coloque links e teasers aos seus artigos nas redes sociais – isto torna ainda mais fácil para um utilizador encontrá-lo.

Outra fonte de tráfego – ligações externas a terceiros como resultado da actividade de relações públicas. Coloque as suas publicações em sítios temáticos, partilhe conteúdos, colabore com outros portais cujo público possa estar interessado no seu tema.

Organizar um boletim informativo por correio electrónico. Isto facilita aos leitores o conhecimento de novas publicações. Os envios podem ser gerais ou temáticos, tais como para aqueles que estão interessados numa secção específica. Torne a sua lista de correio única, certificando-se de que a sua língua é reconhecível e que os seus visuais correspondem ao layout do seu sítio e que são memoráveis para os seus subscritores.

Portal temático de informação

Um portal temático é um tipo de recurso de notícias que é dedicado a um determinado tópico e, portanto, atrai utilizadores que estão interessados num determinado assunto. O tópico pode ser qualquer coisa, desde desporto ou moda até à costura cruzada ou uma raça específica de cão.

Uma das características distintivas dos recursos temáticos é a sua natureza multitarefa. Tais recursos tornam-se frequentemente “habitats” para os utilizadores interessados num tópico, pelo que são caracterizados pelos seguintes módulos específicos:

secção com artigos para materiais temáticos; resenhas; blocos de notícias; fórum e chats para utilizadores; votação, classificações; blogs; pesquisa de sítios.

O portal temático não tem necessariamente todos os serviços acima referidos ou um deles. O seu conjunto é determinado pelas especificidades e necessidades do público do sítio.

Por exemplo, o website Motorsport publica notícias, horários de campeonatos, classificações, informações sobre pilotos e colunas de especialistas. Os bilhetes para os principais eventos do mundo das corridas também podem ser comprados aqui. Além disso, o portal está disponível em várias línguas para que os utilizadores possam alternar entre elas.

Outro exemplo: a lenda da moda Vogue há muito que tem uma plataforma web onde não só se pode pôr em dia as últimas notícias de moda, mas também assistir a palestras, assistir a desfiles ao vivo ou a reportagens fotográficas de desfiles, e até comprar os produtos da marca.

Desenvolver um portal de notícias

A criação de um portal de notícias de qualidade requer um termo de referência claro, que inclua:

Núcleo semântico – é necessário criar a estrutura do recurso; o retrato do público-alvo – ajudará a criar um design e a escolher os serviços e direcções de monetização necessários; a escolha do ambiente de design e desenvolvimento para implementação; desenvolvimento da estrutura do site; planeamento do preenchimento do portal – planeamento de termos e temas de publicações e conteúdos; formação de canais para atrair tráfego – redes sociais, mailings, links externos; programação e teste do portal web; estratégia de monetização do recurso; lançamento e promoção.

Muitos pontos deste plano são implementados em paralelo uns com os outros.

Tipos de portal de notícias sobre monetização

Uma das principais formas de ganhar dinheiro no portal – a publicidade:

Rede de afiliados do Google Adsense. Tem de dar permissão para colocar banners no seu site e depois receber uma percentagem do custo dos cliques.
Banner – ceda espaço no seu site para um banner. Fornecer de imediato espaço para banners de vários tamanhos e formatos.
Teaser – ganhar dinheiro com cliques em teasers. Adequado para aqueles que foram negados pelo Google.
Publicidade afiliada – paga as acções do utilizador. Receberá dinheiro por cada pedido preenchido, bens adquiridos, registo, etc.
Publicidade em vídeo – se utilizar muitos conteúdos de vídeo alojados nos seus servidores, poderá estar ligado a este tipo de publicidade. Os cliques serão pagos.
Notificações push – não adequadas para recursos com baixo tráfego, uma vez que pode desencorajar os utilizadores. As notificações de pressão aparecem nos ecrãs e na área de notificação dos smartphones, pelo que só se deve ligar este tipo de publicidade quando necessário e com extrema cautela.
Revisões e anúncios personalizados – venda espaço no seu sítio web não só como banners, mas também em artigos. Desta forma, mata-se dois coelhos com uma cajadada só: obtém-se o conteúdo e ganha-se dinheiro em publicidade.