Posted on

No decurso do estudo, descobrimos que a amostra de notícias internacionais é diferente para cada um dos programas. Parece-nos importante mostrar que imagem do mundo, em termos de cobertura noticiosa geográfica, é formada pelos três programas. Esta análise é interessante antes de mais porque dois dos programas (“The Fifth Estate” e “60 Minutes”) são transmitidos em países da mesma região – EUA e Canadá. Enquanto “60 Minutos” (Austrália) se refere à região do Pacífico. É importante compreender as notícias de que países os programas seleccionados prestam atenção e, portanto, que imagem do mundo formam para o telespectador em termos de cobertura geográfica.

Retratos positivos e negativos

Tendo analisado o foco temático das histórias relacionadas com a vida doméstica e a agenda internacional, bem como a geografia da cobertura jornalística a nível mundial, parece-nos importante examinar o conteúdo das revistas noticiosas em termos de cobertura negativa e positiva das notícias domésticas e globais. Vale a pena notar que muitos investigadores partilham as estruturas básicas de transmissão de informação em histórias televisivas.

O documento identifica três modelos de apresentação de informação: positiva, neutra e negativa. O autor escreve: “O modelo positivo de construção de informação é uma síntese complexa de ferramentas televisivas e técnicas noticiosas, enfatizando os aspectos positivos do assunto do meio noticioso. O modelo negativo de construção de informação é uma síntese complexa de ferramentas televisivas e técnicas noticiosas que se concentram nos aspectos negativos das actividades. O modelo de construção neutra baseia-se na utilização de um conjunto de ferramentas televisivas e técnicas noticiosas sem enfatizar os temas das notícias”.

De uma forma ou de outra, tomamos as rubricas “questões militares”, “catástrofes” e “incidentes” como categorias negativas, uma vez que as histórias abrangidas por estas rubricas são, em regra, de natureza negativa, contando sobre confrontos militares, notícias criminais, bem como eventos que causaram baixas humanas. A mensagem das histórias neste grupo é negativa porque o espectador recebe emoções de agressão, medo e rejeição.

As rubricas “celebridades” e “ciência” são positivas porque falam sobretudo de eventos de natureza positiva (histórias de sucesso de pessoas famosas, descobertas na ciência, etc.).

As rubricas “economia”, “política” e “negócios” são neutras. As histórias abrangidas por estas rubricas contêm frequentemente uma declaração neutra de factos sem o uso de meios emocionais de influência.