Posted on

The Economist é uma das poucas revistas de economia política verdadeiramente global. Ao contrário da maior parte das publicações principais, The Economist tem conseguido aumentar a sua circulação ao longo dos anos. Versões da revista apareceram no Reino Unido, América do Norte, Europa continental e na região da Ásia-Pacífico. Os artigos são publicados sem o nome de um autor.

“The Economist é uma revista semanal britânica social, política e de negócios com foco no comércio livre, globalização, imigração, e um representante típico do liberalismo económico e cultural clássico. Destinado a um público de língua inglesa bem educado e altamente culto, familiarizado com os termos económicos e os princípios do comércio, funcionários executivos, políticos, economistas, banqueiros, homens de negócios. A revista é publicada numa enorme circulação semanal de mais de 1,5 milhões de exemplares, mais de metade da circulação total é tradicionalmente distribuída nos EUA.

“The Economist foi fundada pelo empresário e banqueiro britânico James Wilson em 1843, a fim de influenciar o sistema legislativo britânico da época. A publicação tornou-se rapidamente um jornal clássico de negócios e finanças: discussões sobre a aplicação prática das leis, relatórios parlamentares, notícias regionais, tecnologia e sua aplicação, agricultura, várias análises… The Economist há muito que é descrito por analistas americanos como “a edição pública ocidental mais competente”. Karl Marx utilizou a revista como principal fonte de informação para moldar as suas ideias de socialismo.

“The Economist presta muita atenção às notícias financeiras mundiais, política e negócios, ciência e tecnologia, literatura e arte. É também conhecida pelos seus relatórios e resumos regulares. O estilo dos artigos é breve e conciso, e eles são tradicionalmente anónimos: na maioria dos casos, a autoria não é declarada.

“The Economist é também conhecido como o criador do Índice Big Mac, que foi utilizado pela primeira vez em 1986. Este índice ou relação utiliza o preço de um hambúrguer de uma popular cadeia de fast-food americana em vários países capitalistas (onde a cadeia tem escritórios) para estimar o poder de compra das moedas.

Em países com regimes autoritários, esta revista é frequentemente proibida pela censura.