Posted on

O mais importante a lembrar sobre as fontes de notícias, especialmente as que relatam notícias internacionais, é que nenhuma fonte é suficiente para desenvolver uma verdadeira compreensão dos acontecimentos mundiais. Existem muitas organizações noticiosas amplamente conhecidas, mas nenhuma delas está livre de preconceitos.

  1. Mundo BBC
    A BBC tem uma longa e respeitada história de reportagens noticiosas, foi fundada há quase 100 anos e detém agora o manto da maior organização noticiosa do mundo. A rede em si é tão grande que só o seu departamento de notícias mundial é maior do que algumas das outras redes aqui listadas, permitindo-lhe reportar de forma fiável qualquer evento importante em qualquer parte do mundo, e não existe paywall. O site mundial de notícias permite aos leitores classificar as notícias por continente e dá acesso a artigos e documentários mais aprofundados. É escrito principalmente a partir de uma perspectiva britânica e ocidental.
  2. Al Jazeera
    A Al Jazeera é uma excelente fonte de notícias no Médio Oriente. Lançada em 1996, a rede ganhou destaque com a sua cobertura da Guerra do Iraque de 2003 e da Primavera Árabe em 2011. Desde então, tem permanecido uma das principais fontes de cobertura exclusiva e actualizada da região do Médio Oriente. Muitos têm-no promovido para contornar a censura dos governos do Médio Oriente, e até Hillary Clinton observou em 2011 que a sua popularidade crescente se deve ao facto de relatar “notícias reais”, ao contrário de muitas redes dos EUA. Também não conseguiu introduzir um paywall.
  3. Reuters
    A Reuters, com sede em Nova Iorque, é uma agência noticiosa focada principalmente em notícias internacionais e financeiras, com vários milhares de jornalistas em todo o mundo. A maioria das outras grandes redes noticiosas subscrevem a própria Reuters para actualizações de notícias, que tem escritórios em mais de 90 países e opera em todas as principais línguas. Os leitores podem escolher entre mais de 15 edições nacionais, todas elas oferecidas na língua nacional com acesso ilimitado.
  4. Toda a África
    Num continente tão grande e diverso como África, e com tanta coisa a acontecer, é difícil encontrar uma fonte de informação que encontre as histórias mais importantes. A importância geopolítica da África apenas torna mais importante manter-se a par dos seus assuntos, e não apenas de uma perspectiva ocidental. Em vez de ser uma fonte de notícias, toda a África recolhe artigos de notícias retirados de fontes de todo o continente e oferece-os sem qualquer taxa de entrada.
  5. “The New York Times and the International Herald Tribune .
    “The New York Times e a sua publicação global, o International Herald Tribune, publicam notícias excelentes e actualizadas sobre acontecimentos mundiais actuais. Como regra, os artigos do New York Times são mais longos, profundos e baseados em análises – prestam tanta atenção às causas e consequências do que relatam como aos próprios acontecimentos. É assim uma fonte muito boa para identificar os detalhes mais finos das histórias regionais que apontam para tendências maiores nos assuntos globais.
  6. Globo e Correio
    Em termos de uma fonte canadiana fiável de notícias internacionais, The Globe and Mail é uma das principais publicações que o manterá informado sobre eventos mundiais. Tal como a BBC, a secção de notícias mundiais do Globo pode ser organizada por região para facilitar a navegação, mas ao contrário da BBC, está por detrás de um paywall que limita os leitores a 10 artigos gratuitos por mês. A orientação empresarial do Globe levou também à inclusão de uma categoria “Negócios Internacionais” a par dos seus interesses regionais, o que a distingue de outras novas fontes canadianas proeminentes.
  7. Real Clear World
    Tal como o resto de África, o Real Clear World é um agregador de notícias com um pessoal dedicado, que recolhe notícias e comentários dignos de atenção de publicações de todo o mundo. Uma grande fonte para encontrar histórias que possam ter escapado ao radar de publicações maiores e mais interessadas em manchetes notáveis, o Real Clear World peneira o fluxo de notícias e encontra as histórias menos conhecidas que vale a pena ler, mesmo que o seu significado ainda não seja inteiramente claro.
  8. Twitter
    A utilização e importância do Twitter tem crescido enormemente nos últimos anos, ao ponto de um utilizador bem ligado ao Twitter poder encontrar todas as suas notícias apenas das que lê no site. A interacção com o Twitter abrirá um mundo de fontes de notícias e pontos de vista. Em certo sentido, Twitter é todas as fontes de notícias anteriormente mencionadas, apenas com milhões de canais adicionais à escolha. Todos os principais pontos de venda de notícias têm uma (ou mais) conta no Twitter, que são normalmente muito activas: ou publicam links para os seus próprios artigos ou tweetam notícias sobre o desenvolvimento de histórias.