Posted on

Primeiro transmitido pela CBS, a revista de notícias, 60 Minutes, esculpiu um nicho para si própria no segmento da transmissão de notícias. Depois, outros países voltaram-se para o formato: o Reino Unido lançou o Panorama (BBC), seguido por outras emissoras europeias – a Itália lançou em 1/2 h e a Alemanha lançou o European Journal. Mas apesar disso, o formato das revistas de notícias televisivas continua a ser globalmente subutilizado até hoje. Ao mesmo tempo, é de grande interesse porque este grupo de formato tem certas especificidades de género: programas que são transmitidos uma vez por semana abordam sempre questões actuais, mas a reportagem é mais aprofundada, o papel da reportagem é elevado (o formato deriva de notícias), mas também há características de reportagem de estilo documental. Além disso, os papéis de correspondente e âncora são combinados numa só pessoa, o que cria mais interactividade e confiança para o público.

A televisão continua a ser a principal fonte de informação na fase actual. Os boletins de notícias padrão estão disponíveis em muitos canais de interesse geral, além disso, nos últimos anos, a indústria dos meios de comunicação social tem assistido ao aparecimento de canais especializados apenas em conteúdos noticiosos. A maioria dos investigadores, incluindo M. Montgomery (2007), A. Bell (1991), R. Fowler (1991), N. Fairclough (1995), concentraram-se nestes programas, ignorando as revistas de notícias televisivas. Entretanto, a relevância de estudar esta área de formato estreito da televisão é elevada porque a compreensão do formato, do campo temático e ideológico das revistas de televisão expande as possibilidades não só de compreender a situação na televisão moderna mas também de avaliar possíveis perspectivas de jornalismo e desenvolvimento dos media em geral. Além disso, nesta fase de desenvolvimento dos media, quando cada vez mais pessoas preferem a Internet como fonte de informação, a televisão está à procura de novas formas de atrair uma audiência. Programas que têm dado altas classificações durante muitos anos estão a perder popularidade. No entanto, as revistas de notícias em geral continuam a estar entre os programas mais atractivos para os anunciantes, uma vez que mantêm os seus telespectadores.

Neste documento, recorremos a um estudo de três programas: “The Fifth Estate” no canal canadiano CBC, “60 Minutes” no canal americano CBS e a versão australiana do programa americano “60 Minutes” na Nine Network. Os três emissores seleccionados estão entre os líderes nos seus respectivos mercados e são canais terrestres de interesse geral com serviços noticiosos fortes. Entretanto, a CBC é propriedade da Canadian Broadcasting Corporation, é propriedade pública e opera um modelo de serviço público. Os canais australianos e norte-americanos são comerciais, com ênfase em programas e espectáculos de entretenimento.

A escolha dos programas nestes canais foi motivada pelo facto de querermos apresentar não só uma análise específica do formato em diferentes países, mas também ver exactamente como o formato é transformado em diferentes modelos de radiodifusão. “The Fifth Estate” (Canadá) é transmitido no CBC, que é um canal público controlado pelo Estado. Considerando que “60 Minutes” (EUA) é transmitido na CBS, que é um excelente exemplo de uma rede de televisão comercial. A versão australiana de 60 Minutos é também transmitida pelo canal comercial de televisão Nine Network, mas é interessante como um formato de compra num mercado com características específicas óbvias. O exemplo clássico de um formato de revista de notícias após os 60 Minutos dos EUA é o programa Panorama da BBC. No entanto, decidimos que seria interessante ver o desenvolvimento do formato noutro país – Canadá (tem as mesmas condições que no Reino Unido – O Quinto Estado é transmitido no canal público de televisão), onde este tipo de conteúdo televisivo é subestudado.

Além disso, a escolha destes programas particulares foi também condicionada por um factor histórico: o facto de os tempos de lançamento dos programas se referirem ao mesmo período de tempo. “60 minutos” (EUA), estreada em 1968, é reconhecida como a primeira revista de notícias no seu grupo de formato. “The Fifth Estate” (Canadá) começou a emitir em 1975 e finalmente, em 1979, a Nine Entertainment Co. (Austrália) comprou os direitos de “60 minutos”.