Posted on

A BBC é imparcial e objectiva. A missão da BBC é criar diariamente conteúdo de classe mundial; conteúdo que informa, educa e diverte milhões de pessoas no Reino Unido e em todo o mundo.

O World Service da BBC tem uma audiência semanal de 351 milhões (2020). Um dos serviços mundiais da BBC, BBC Learning English, ensina inglês a utilizadores de todo o mundo.

A BBC tem uma audiência noticiosa internacional de 438 milhões (2020). Para além da audiência da BBC World Service, este número inclui espectadores da BBC World News e utilizadores do bbc.com/news.

Como é criado o conteúdo

O conteúdo é produzido por jornalistas baseados na Broadcasting House, sede da BBC em Londres e outros correspondentes em Baku, Bishkek, Washington DC, Jerusalém, Kyiv, Riga, Tbilisi e outras cidades.

Embora quase todas as histórias sejam escritas por jornalistas da BBC, o site também apresenta artigos de jornalistas de outros serviços da BBC ou de autores convidados.

Os correspondentes da BBC News aparecem regularmente nos programas, websites e outras plataformas digitais da BBC, explicando ou comentando a cobertura dos países, e explicando o impacto dos eventos e tendências mundiais.

Para além das características das principais organizações noticiosas em todo o mundo, a BBC News também beneficia do trabalho produzido por uma divisão especializada em serviços noticiosos internacionais, a BBC Monitoring.

Fornecendo informação essencial sobre os media em todo o mundo, a BBC Monitoring ajuda-nos a compreender o que está a acontecer em todo o mundo através da monitorização de eventos através dos media e de outras fontes abertas.

Equipas regionais altamente treinadas monitorizam, traduzem e analisam fontes locais, incluindo televisão, rádio, jornais, meios de comunicação online e sociais – particularmente em partes do mundo onde há escassez de notícias e informações fiáveis – e ajudam a identificar notícias falsas e desinformação.

Como funciona a BBC
A entrada para a Casa de Radiodifusão
Passemos agora à forma como a BBC funciona dentro do Reino Unido. A BBC emite em vários canais de televisão no Reino Unido, sendo a BBC Um o mais popular entre os telespectadores e o outro o primeiro do seu género, o canal juvenil online BBC Três.

Os Canais Infantis da BBC, bem como as estações locais em Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte ganharam prémios nacionais de jornalismo televisivo em numerosas ocasiões. A BBC Radio emite em 10 canais nacionais na Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia e 39 estações locais em Inglaterra.

A BBC é regida pela Carta Real e financiada por uma licença especial, uma taxa anual cobrada às famílias no Reino Unido.

Enquanto o World Service da BBC é também financiado por estas taxas de licença, em 2016 o governo britânico concedeu ao World Service da BBC uma subvenção de 291 milhões de libras esterlinas.

Com este financiamento, o World Service da BBC empreendeu a sua expansão mais ambiciosa desde os anos 40 para disponibilizar o seu jornalismo independente a milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo em países onde há escassez de notícias independentes.

Se vir websites da BBC fora do Reino Unido – ou ver o canal BBC World News – provavelmente já reparou na publicidade. É permitido para audiências estrangeiras, enquanto no Reino Unido a BBC não pode colocar publicidade comercial.

A taxa de licença é complementada pelas receitas das subsidiárias comerciais da BBC BBC Studios (a empresa de produção premiada da BBC e distribuidor de classe mundial), BBC Global News (que inclui o canal de notícias internacional BBC World News e o website de notícias internacional bbc.com/news) e BBC Studioworks (um fornecedor de estúdios e equipamento de televisão que oferece soluções criativas e técnicas de classe mundial para a indústria dos media).