fbpx
São Paulo
Realizado o 2o Congresso Municipal do MBL da cidade de São Paulo

O evento faz parte de um projeto do movimento de um circuito de 18 congressos por todas as regiões do país.

28/07/2019 18h31

Cerca de 400 pessoas estiveram neste Sábado(27) no auditório do CREA-SP em evento que contou com a presença dos Deputados do MBL, Kim Kataguiri e Arthur “Mamãe Falei”, além de convidados como Janaína Paschoal, Christian Lohbauer, Carlos Andreazza, Francisco Razzo, entre outros.

O evento foi dividido em cinco painéis temáticos aonde foram discutidos assuntos agrupados da seguinte forma: Segurança Pública; educação e cultura; liberalismo e conservadorismo; empreendedorismo e desburocratização; prognósticos para a política brasileira.

O 2o congresso paulistano faz parte do projeto do Movimento Brasil Livre(MBL) de um circuito de 18 congressos que passará por todas as regiões do país, levando reflexões políticas e sociais de Norte a Sul. Lideranças do movimento e palestrantes convidados debatem sobre as atuais transformações do Brasil. Além das lideranças do movimento esses eventos contam com presenças de ilustres de convidados especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Abaixo, um breve perfil de alguns dos convidados da edição paulistana do evento.

Francisco Razzo: Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Pesquisador da obra de William James. Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento SP em 2007, com o projeto de conclusão de curso em Plotino.

Sérgio Sá Leitão: é um jornalista e gestor público brasileiro. Atualmente é Secretário da Cultura do Estado de São Paulo

Christian Lohbauer: possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo(1994) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo(1999). Atualmente é Membro de Conselho do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais e Secretário da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Daniel José: deputado estadual pelo Partido NOVO, é economista pelo Insper e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Yale (EUA). Trabalhou no mercado financeiro (M Square Investimentos e JPMorgan) e passou o ano de 2011 realizando trabalho humanitário com refugiados Iraquianos e Sírios na Jordânia.

Filipe Sabará: atual Presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo. Ex-Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, de 2017 a 2019. Fundador da RELOAD e da ARCAH – Associação de resgate à Cidadania Por Amor à Humanidade.

Joel Pinheiro: é um economista e bacharel em filosofia brasileiro. É colunista do jornal Folha de S.Paulo e da revista Exame. É filho do também economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca.

Heni Ozi Cukier: é um cientista político, consultor e palestrante. É professor de Relações Internacionais e ministra cursos na Casa do Saber. Fundou a consultoria de análise de risco político Insight Geopolítico, sediada em São Paulo.

Ricardo Mellão: é um advogado e político brasileiro. É Deputado Estadual em São Paulo pelo Partido NOVO e foi eleito com 27.150 votos nas eleições de 2018.

Paulo Uebel: ex-diretor do Instituto Millenium, Paulo Uebel é advogado especialista em Direito tributário, financeiro e econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em liderança global para a competitividade pela Georgetown University, EUA. Foi CEO do LIDE e é ex-secretário de Gestão do governo João Dória, em São Paulo.

Rossieli Soares: é um advogado brasileiro. Foi Secretário de Educação do Estado do Amazonas e Ministro da Educação do Brasil no Governo Temer. Atualmente é Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Janaína Paschoal: é uma jurista e política brasileira, filiada ao Partido Social Liberal e deputada estadual do estado de São Paulo. É professora da Universidade de São Paulo e advogada.

Leandro Narloch:é um jornalista e escritor brasileiro. Foi repórter da revista Veja e editor das revistas Aventuras na História e Superinteressante, do Grupo Abril. Durante dois anos, Narloch manteve a coluna O Caçador de Mitos no site da revista Veja.

Madeleine Lascko: é uma escritora, jornalista e youtuber brasileira. Desde setembro de 2017 é jornalista na Gazeta do Povo, onde atua como apresentadora dos vídeos no canal oficial no youtube do periódico, além de possuir um blog hospedado no site da mesma empresa.

Sérgio Victor: é um empresário e político brasileiro. Atualmente é deputado estadual eleito pelo NOVO. Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado estadual e foi eleito com 29.909 votos.

Dinâmica do Evento

Os painéis temáticos tiveram duração aproximada de 1 hora e intervalos de 15 minutos e foram realizados na seguinte ordem:

10h – Ocorreu o primeiro Painel do MBL – São Paulo com duração aproximada de 1h aonde participaram os coordenadores Renan Santos, Fernando Holiday, Guto Zacarias, Renato Battista e Pedro D’eyrot discutiram os rumos do movimento diante do cenário atual da política nacional.

11:15h– Painel com o tema “São Paulo tem a melhor Segurança Pública do país?” aonde participaram do Os deputados Heni Ozi Cukier, Kim Kataguiri(MBL), Filipe Sabará e Arthur Moledo. Com a mediação do advogado e coordenador do movimento, Rubinho Nunes foram discutidas soluções, problemas e aspectos legais da segurança pública estadual e federal

12:15h Intervalo para almoço

14h- Iniciado o painel “Educação e cultura em São Paulo” com o Deputado estadual Daniel José, Secretário da Educação de SP-Rossieli Soares, Secretário de Cultura de PS-Sérgio Sá Leitão e o Deputado Vinícius Poit .Com a mediação de Júlia Machado(MBL Estudantil) foram discutidos aspectos da educação e cultura no âmbito estadual.

15:15h- Se iniciou o quarto painel com o tema ” Liberalismo e conservadorismo ontem e hoje” com a participação de Joel Pinheiro, Pedro Menezes, Francisco Razzo, Leandro Narloch e mediação de Ricardo Almeida(MBL) aonde o foco foi a discussão sobre os conceitos de liberalismo e do conservadorismo, além da banalização do uso desses termos por grupos hegemônicos nos extremos do espectro político.

16:30h– Quinto Painel com o tema “Empreendedorismo e desburocratização” com a participação de Ricardo Mellão, Sérgio Victor, Geanluca Lorenzon, Carlos Andreazza e Mediação de Renato Battista. Foram discutidas formas de diminuir o problema do excesso burocracia e a importância para o país de se criar condições para se empreender de maneira competitiva.

17:45h– O Sexto Painel foi realizado com o tema “Prognósticos para a política brasileira”. participaram os convidados Janaína Paschoal, Christian Lohbauer, Madeleine Lacsko, Lucas Pavinato com a mediação de Guto Zacarias. Cada convidado além de discursar sobre o atual cenário politico nacional respondeu a perguntas do mediador e da platéia sobre o tema.

Após o ultimo painel as 19:45, houve a apresentação do trailer do documentário “Não Vai Ter Golpe” que conta a trajetória da participação do MBL durante o processo de impeachment da Ex-Presidente Dilma Roussef. O coordenador nacional do movimento, Renan Santos fez o discurso de encerramento ressaltando o fim de um ciclo no movimento e o inicio de um novo período para atividade do grupo, que intitulou como “MBL 3.0” , aonde a atuação do movimento irá buscar a adoção uma nova linguagem política e diminuindo a polarização em benefício de propostas construtivas para nossa sociedade.

A organização considerou um sucesso o evento e reafirmaram a importância de se ter um encontro desse porte repleto de conteúdos densos, mas apresentados de maneira leve e descontraída.

O ciclo de eventos do projeto “MBL Na Estrada” continua e o próximo evento será o !o Congresso estadual do MBL Amapá ,em Macapá, no Vila Nova Shopping, mais informações no link do evento abaixo :
https://www.facebook.com/events/1210814469073595/

Para mais informações sobre a pré-estréia do documentário “Não Vai Ter Golpe” e compra de ingressos, acesse:
https://naovaitergolpe.com.br/

Fonte:Organização do evento

Engenheiro Eletricista de Telecomunicações, MBA em Governança de TI. Trabalha a mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação(tanto no setor privado como público) Coordenador do MBL Sorocaba