fbpx
Sorocaba
Mbl Sorocaba protocola requerimento PELA adesão do programa “Saúde na Hora”

Os ativistas protocolaram um requerimento endereçado ao Prefeito de Sorocaba, José Crespo,  pela adesão ao programa federal.

03/06/2019 15h10 - Por Ítalo Moreira

Os ativistas protocolaram um requerimento endereçado ao Prefeito de Sorocaba, José Crespo,  pela adesão ao programa federal.


Ítalo Moreira, coordenador do MBL, e Dr. Lucas Gandolfe, advogado do Movimento, protocolaram um requerimento endereçado ao Prefeito de Sorocaba, José Crespo, solicitando a habilitação e adesão do Município ao recém lançado Programa do Governo Federal, “Saúde na Hora”.

Alegam os peticionantes que, se o Município de Sorocaba aderir ao Programa “Saúde na Hora” certamente trará inúmeros benefícios aos cidadãos sorocabanos, trazendo uma inegável melhora nos agendamentos e atendimentos das UBS’s, UPA e hospitais de emergência, bem como combaterá a falta de profissionais, ausência de materiais adequados e locais de atendimento, facilitando até mesmo o agendamento de consultas pelo cidadão.

Segundo Lucas Gandolfe, o Programa “Saúde na Hora” prevê a extensão de horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios que fizerem adesão ao programa, visando facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica. Complementa dizendo que “O programa determina que as unidades que aderirem à proposta ampliem seus horários de atendimento para funcionamento entre 60h e 75h semanais”.

Assim, a UBS também deverá funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta, podendo complementar as horas aos sábados ou domingos. Além disso, a unidade também deve ter o prontuário eletrônico implantado e atualizado.

Assim, se Sorocaba aderisse ao Programa “Saúde na Hora” promoveria um funcionamento mais digno e atendimento mais qualificado para o munícipe de Sorocaba, defende ítalo Moreira.