fbpx
São Paulo » Sorocaba
Iniciada a sessão extraordinária que pode cassar o prefeito de Sorocaba

Atendendo a pedido da defesa, o presidente Fernando Dini (MDB) solicitou o início da leitura das cerca de mil páginas dos autos, que pode terminar no Sábado.

01/08/2019 21h18

Inicio da Sessão do Processo de Cassação do Prefeito de Sorocaba
(Foto:Câmara Municipal de Sorocaba)

A Câmara Municipal de Sorocaba deu inicio a sessão extraordinária nesta quinta-feira (1), as 13h, que votará o pedido de cassação do prefeito José Crespo (DEM). O chefe do Executivo sorocabano é acusado de infração político-administrativa no caso do voluntariado na Prefeitura. O fato envolve uma ex-assessora já envolvida no escândalo do diploma falso, Tatiane Polis, que causou o primeiro afastamento do prefeito em 2017.

O relatório final da Comissão Processante que pede a cassação do prefeito Crespo foi entregue na última terça-feira (30). No texto a comissão processante recomenda a cassação do mandato. Caso a denúncia seja julgada procedente por 14 dos 20 vereadores, José Crespo poderá perder o cargo.

A defesa do prefeito José Crespo pediu a leitura integral dos autos do Comissão Processantes, além de exibição de videos com os depoimentos. O jurídico da Câmara de Sorocaba ainda estuda pedido para exibir todos os depoimentos durante a sessão. Leitura do processo, de aproximadamente 1.000 páginas, está durando em média dois minutos e quarenta segundos. Nesse ritmo, a leitura duraria 40 horas, correndo o risco de “caducar” as 0h de domingo(4).

Ainda será analisado o pedido da defesa para exibir cerca de 30 horas de vídeo com depoimentos. Entretanto, outro conjunto de vídeo, de cerca de quatro horas, segundo Márcia Pegorelli, deverá ser exibido de forma compulsória, caso seja solicitado pela defesa.

Segundo o presidente da Câmara, Fernando Dini, os trabalhos não podem passar das 23h59 de sábado (3). O presidente da Câmara descartou também suspender a sessão, que conforme ele será realizada de forma ininterrupta. Iniciada às 13h30, a leitura dos autos da Comissão Processante chega a quatro horas na Câmara de Sorocaba e passa de cem páginas, se estenderá por toda sexta-feira(2) e possivelmente pelo Sábado(3).

Fonte:Câmara Municipal de Sorocaba

Engenheiro Eletricista de Telecomunicações, MBA em Governança de TI. Trabalha a mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação(tanto no setor privado como público) Coordenador do MBL Sorocaba