fbpx
Câmara Municipal
Processo de impeachment contra Prefeito do Rio foi aprovado

Marcelo Crivella (PRB) pode perder cargo ainda neste semestre

26/04/2019 18h03

Na Câmara, nesta terça (23/04), ocorreu votação da aprovação do início do processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella. O mesmo se deu início por suposto crime de responsabilidade envolvendo contratos de outdoors e sinalização pública na cidade do Rio de Janeiro.

Tendo 35 votos favoráveis e 14 contra, assim sendo acolhida pelo presidente da Câmara e os demais vereadores, tendo 90 dias para conclusão processual a partir da data de notificação ao prefeito do RJ. Até a conclusão, o prefeito ainda vai permanecer em seu posto em atuação.

Crivella somente sairá do cargo, ao fim do processo, se tiver aprovação de dois terços (34 votos) dos 51 vereadores, e assim assumirá o presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB). Posterior a isso haverá nova eleição, podendo assim, ser direta ou indireta.

Teve como resultado final 35 votos favoráveis à abertura processual do impeachment, tendo como votos contrários 14, como é destacado na imagem acima do painel de votação da Câmara do RJ. Porém, votos do Dr João Ricardo e Professor Adalmir, sendo ambos a favor, não aparecem na mesma. Após isso, será montada uma Comissão Processante e terá como integrantes três vereadores para início dos trabalhos dentro de cinco dias.

Outrossim, essa comissão notificará Crivella para que venha a apresentar sua defesa, no tempo máximo estipulado de dez dias.

Farão parte da comissão a partir de sorteios já feitos, Paulo Messina (PROS), Luiz Carlos Ramos (PSDC) e William Coelho (MDB).

Palavras de Messina, integrante da Comissão Processual:

“Vou trabalhar com outros vereadores da base para entender o que está acontecendo, com o que

[os vereadores]

estão insatisfeitos, se a máquina não está funcionando, se eles estão sendo cobrados pelos moradores e a prefeitura não atende. É isso que a gente tem que entender e compreender”.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/04/02/vereadores-do-rio-aprovam-iniciar-processo-de-impeachment-contra-crivella.htm

Funcionário público, discente da UFRJ/Macaé, editor e correspondente MBL News - RJ, também apaixonado por economia, filosofia e cerveja.