fbpx
Rio de Janeiro
Gabriel Monteiro tem a conta do Instagram excluída pela segunda vez consecutiva

O PM teve sua conta excluída pela segunda vez em menos de uma semana

27/06/2019 17h16

Após ter sua conta excluída dia 20 de junho deste ano, Gabriel Monteiro, ativista político e policial militar teve, hoje, pela segunda vez sua conta foi deletada pelo Instagram.

O que está acontecendo com o Instagram?

Na publicação “https://www.facebook.com/gabrielmonteirombl/“, Gabriel Monteiro vestia sua farda de policial militar, e falava sobre como é combater a criminalidade no Rio de Janeiro. Infelizmente não foi possível recuperar todo o conteúdo da publicação excluída, porém segue parte do texto:

“Não tenho a menor pena de vagabundo. Tampouco, medo de sofrer represálias. Sou policial mesmo, tiro foto fardado, caço esses monstros diuturnamente e o meu prazer é ferrar com suas vidas. É ótima a sensação de saber que sou odiado por eles. Enquanto houver fôlego de vida em meu corpo[…]”

O fim da publicação não foi possível recuperar, pois a conta não está mais disponível.

A censura do Instagram parece ser ideológica, e até agora a rede social não se pronunciou sobre o que teria motivado a exclusão da conta de Gabriel Monteiro do dia 20 deste mês.

Não há dúvidas de que o Instagram se tornou um poderoso veículo de comunicação, como fonte de notícias e informações independentes para milhões de pessoas.

Uma vez que as pessoas cada vez mais acessam notícias pelas redes sociais e menos pelos portais de notícias, jornais televisivos e suas versões impressas, percebemos que a liberdade de expressão nas redes está diretamente ligada à liberdade de acesso à informação.

É necessário sim combater a divulgação de notícias falsas, mas as limitações impostas aos usuários, e o banimento de produtores de conteúdo, parece ser uma clara estratégia de controle sobre a sociedade.

Se esta ou aquela rede julga inadequados determinado viés ideológico, não deve limitar seu limite, mas sim promover a plataforma para que visões antagônicas se encontrem, promovam o debate, a fim de que a sociedade e a audiência, possam decidir o que preferem.

Após isso, hoje (27) houve a segunda exclusão.

O perfil novo que foi criado a menos de uma semana é este “http://instagram.com/gabrielmonteirobrasil”.

E novamente sem nenhuma explicação, foi simplesmente excluído.

Gostaríamos mesmo de saber o por que das exclusões, motivos, causas.

Pois pode ser eu, ou você leitor que poderemos estar sofrendo este tipo de censura.

Solução

O Instagram é uma empresa privada, portanto deveria ter responsabilidade com seus usuários e sociedade, criando canais onde o público possa reclamar desta política de boicote e banimento.

Não devemos estimular a idéia de que basta migrar para outra rede, pois nenhum passo daremos atrás na luta contra a opressão sistemática destes que aí estão. Lutaremos em seu terreno e venceremos.

Aqueles que se celebram o uso da cassação seletiva das vozes, esquecem que poderão em breve ser as próximas vítimas.

O Gabriel Monteiro e sua equipe prometem continuar com o trabalho e dedicação, na luta pela segurança pública e liberdade de expressão de todos até mesmo aqueles que discordem de suas ideias.

Funcionário público, discente da UFRJ/Macaé, editor e correspondente MBL News - RJ, também apaixonado por economia, filosofia e cerveja.