fbpx
Sem Categoria
Chefe do Executivo de Araruama é condenada por nepotismo

Lívia Bello vai ter que exonerar própria mãe e devolver todos os salários recebidos por ela

04/04/2019 22h49

Decisão da 1ª Vara Cível de Araruama, que se situa na Região dos Lagos no RJ, condena prefeita, Lívia Soares Bello, a pagar multa por nepotismo. O valor chega a R$ 10 mil, e será dividido entre o estado do Rio e o Município onde o caso aconteceu.  Justiça afirma que prefeita nomeou, durante estadia na prefeitura como chefe do Executivo, sua mãe, Geovannia Soares Bello, para assumir cargos na prefeitura.

Prefeita também foi obrigada a devolver, a partir de condenação, todos os proventos que foram pagos à Geovannia, sua mãe. Não só de todos os meses, como também adjunto a juros e correção monetária.

Tudo se correu em 1ª instancia, logo, cabe recurso nas demais.

Em 2017, se deu início uma ação popular que o MP (Ministério Público) conseguiu afastar Geovannia do cargo de Assessoria de Assuntos Estrátégicos.

Os advogados de Geovannia vieram com alegação de que a mesma era funcionária da prefeitura de Araruama a mais de 23 anos, descrição formalizada no processo que se corre: “tinha amplo e notório conhecimento da organização executiva municipal, sendo uma pessoa habilitada e com aptidão a exercer o cargo”.

A exoneração saiu em Março de 2017, porém exatamente no mesmo dia, mãe de Lívia Volta ao cargo, e agora como Secretária Municipal de Governo, também sendo explanado que ficou no mesmo durante somente 4 meses no mesmo ano.

Prefeita disse que vai recorrer da decisão, a partir de um comunicado feito pela Prefeitura de Araruama. Seguindo a ele:

“A prefeita vai recorrer da decisão tendo em vista sua mãe ser servidora concursada efetiva por 24 anos no município, e terem outros municípios vizinhos com parentes nomeados, inclusive, como secretários”.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2019/04/04/prefeita-de-araruama-rj-e-condenada-pela-justica-a-pagar-multa-por-nepotismo.ghtml

Funcionário público, discente da UFRJ/Macaé, editor e correspondente MBL News - RJ, também apaixonado por economia, filosofia e cerveja.