Morre Antonio Paim, importante defensor do pensamento liberal no Brasil
Paim veio a óbito nesta sexta-feira aos 94 anos

Nesta sexta-feira (30), o Brasil perdeu o grande filósofo e historiador Antonio Paim. Natural de Jacobina, Bahia, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Filosofia e do Instituto Liberal.

xAntonio-Paim-filosofo.jpg.pagespeed.ic.c6LWGHUfNd
xAntonio-Paim-filosofo.jpg.pagespeed.ic.c6LWGHUfNd

Durante sua carreira, o filósofo defendeu o pensamento liberal, sendo considerado um grande expoente desse pensamento em nosso país. Paim foi formado pela Universidade de Moscou, foi autor do extenso “História das Idéias Filosóficas no Brasil”, texto com o qual foi laureado com o Prêmio Jabuti.

Uma grande virtude de um pensador é sua capacidade de reflexão e autocrítica, que muitas vezes podiam ser vistas em Paim. Formado em Moscou, o filósofo foi um grande defensor do marxismo, porém, houve uma migração do seu pensamento para o liberalismo democrático, passando a ser crítico ferrenho da linha de pensamento que antes ele defendia. Parte dos estudos realizados por Paim se voltaram à história política brasileira e ao pensamento liberal.

Com informações do G1.

Revisor: Diego Fernandez

Você está sendo roubado! O sistema usa o seu dinheiro, abusa de privilégios e cria leis para se blindar. O MBL vai na contramão desse sistema, lutando contra o Foro Privilegiado, Fundão e na defesa da prisão em segunda Instância e reformas. A batalha é desequilibrada, nós só podemos contar com você. Doe para o MBL clicando aqui.
continua em outra matéria