Mídia
Youtuber por trás de perigosa brincadeira já foi candidato a deputado federal

É um ótimo episódio para que se fique atento em quem as crianças de hoje podem vir a eleger no futuro.

13/02/2020 18h17

Não é novidade alguma que youtubers tentam, a todo custo, viralizar seus vídeos por meio das mais infames brincadeiras. Nesta semana, Robson Calabianqui, de 24 anos, que acumula mais de 2 milhões de seguidores em seu canal de YouTube, reproduziu em suas redes (TikTok e Instagram) uma pegadinha perigosa: o “desafio da rasteira“.

No vídeo divulgado (e já tirado do ar), ele e o irmão, que atendem pela alcunha de irmãos Fuinha, aplicam em sua mãe o golpe. Postados lado a lado, uma pessoa pula de cada vez. Quando a pessoa do meio está no ar, recebe uma rasteira dupla, levando um tombo que pode ser fatal.

Os movimentos viralizaram e começaram a ser reproduzidos por crianças e adolescentes em escolas. Ao bater a cabeça no chão, a vítima pode sofrer traumatismo craniano. A irresponsabilidade do youtuber, que vende seu canal como um lugar para quem “quer se divertir, rir, se alegrar com as melhores pegadinhas, desafios, vlogs e humor” não passou despercebida por usuários.

A despeito disso, Fuinha tem mais um passado bem atípico para um youtuber ‘teen’: ele foi candidato a deputado federal em São Paulo pelo Patriotas em 2018, com o nome de urna “Fiunha” em vez de “Fuinha”, teve 1.589 votos e não foi eleito.

Calabianqui retirou o vídeo do ar e se desculpou em suas redes nas primeiras horas desta quarta-feira, 12. “Parece engraçado, mas vocês sabiam que eu poderia ter perdido a minha mãe para essa brincadeira?”, diz, e continua: “Eu tô muito arrependido de ter postado esse vídeo, eu nunca imaginei que ele seria um viral dessa proporção. Era para ser só mais um meio de entretenimento na internet”.

É um ótimo episódio para que se fique atento em quem as crianças de hoje podem vir a eleger no futuro. Perigoso.

Ainda neste domingo, o MBL disponibilizou gratuitamente o documentário “Não vai ter golpe” no youtube, link para acesso:

Continue lendo!

Entusiasta política e acadêmica de Engenharia Química (UFPR) nas horas vagas; liberal na economia e nos costumes. Diretamente da República de Curitiba.