Esquerda » PT
PT e mais quatro partidos de esquerda vão ao CNJ contra a criação do Aliança Pelo Brasil

Os esquerdistas alegam “improbidade administrativa” nas filiações à sigla

15/01/2020 21h47

Cinco partidos de esquerda hoje (15) apresentaram formalmente um pedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender o apoio de Cartórios de Notas à filiação de membros para o potencial partido Aliança pelo Brasil , que o presidente Bolsonaro deseja criar. Estes partidos foram o PT, PSB, PDT, PSOL e o PCdoB .

De acordo com o pedido, o Colégio Notarial do Brasil, entidade nacional dos cartórios, orientou o fornecimento a eleitores de fichas de filiação do Aliança, e os os cartórios supostamente teriam sido instruídos a receber e armazenar as fichas assinadas, com firmas reconhecidas, afim de entregar todos os nomes a um representante credenciado do partido.

Os partidos alegam improbidade administrativa, e dizem que “a relação promíscua com os Cartórios de Notas é escancarada pelo partido Aliança, que em seu site dá a seguinte orientação aos eleitores: ‘A maioria dos cartórios de notas estão coletando as fichas para depois entregar ao responsável autorizado da Aliança pelo Brasil no seu estado ou cidade'”, por fim.

Bacharelando em administração pela UFPB.