fbpx
Política Internacional
Evo Morales afirma que conheceu Lula em encontros do Foro de São Paulo

O ex-presidente boliviano contou sobre o convite feito por Lula para que Evo o visitasse no Brasil.

02/12/2019 07h36

Asilado no México, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, falou à Folha sobre a conversa que teve por telefone com o ex-presidente e ex-presidiário Luis Inácio Lula da Silva.

“Eu conheci o Lula em encontros como o Foro de São Paulo e de Porto Alegre. Eu era dirigente, camponês índio, e ele, operário. Depois, ele se tornou presidente [em 2003]. Quando eu era candidato à Presidência [da Bolívia, em 2005], tivemos bonitas conversas“.

Evo mencionou ainda o convite feito por Lula pra que o ex-presidente boliviano visitasse sua casa do Brasil.

“Ele me expressou toda a sua solidariedade e me convidou para visitá-lo em sua casa no Brasil. Eu o vi muito forte, como sempre. Conversamos sobre a Bolívia. Estou sendo acusado de sedição, de terrorismo —e se supõe que sou discriminador e racista agora? Como alguém pode aguentar essa injustiça?
Ele foi solidário e humano. Sempre respeito o irmão Lula”.

Ao ser questionado sobre um possível erro ao tentar se manter ao mando do país pela quarta vez consecutiva, contrariando a própria constituição criada em seu governo, Evo foi categórico: “Se cometi algum erro, foi ter aceitado [a vontade] do povo.”

O ex-presidente da Bolívia convocou um referendo para viabilizar sua quarta candidatura, mas insistiu na disputa apesar do resultado negativo do referendo, desencadeando protestos pelo país e levando ao seu exílio político no México.

Resta saber agora se Evo aceitará ao convite de Lula e virá ao Brasil.

Deixe o seu comentário.

Liberal sem paciência para extremos. Críticas e afins: @maiarapiva no Twitter.