Saúde
Coronavírus: casos aumentam mais de 30% de um dia para outro na China

Nova metodologia explica aumento tão grande

13/02/2020 10h56

O número de casos confirmados de Covid-19, que é a doença provocada pelo novo coronavírus, subiu na China para 59,8 mil, de acordo com o novo balanço divulgado nesta quinta-feira (13).

No balanço do dia anterior, eram 44,7 mil – portanto, houve um aumento de 33,87%.

O crescimento no número de registros se deu devido à mudança na metodologia: os relatos apontam que na nova metodologia a análise dos médicos em consultório está contando com apoio de exames de imagem (como radiografia e tomografia), cujos resultados ficam prontos mais rapidamente. Antes, era necessário esperar o resultado de um exame de RNA (ácido ribonucleico) para comprovar a infecção por Covid-19.

Com a alteração, Hubei, província epicentro do surto, registrou 242 novas mortes somente na quarta-feira (12). A região registrou 14.840 casos no último dia, sendo que 13.332 foram diagnosticados de forma clínica.

A mudança se dá em meio à decisão do governo chinês de trocar autoridades devido a falhas na resposta ao surto e também em meio à falta de kits de detecção do Covid-19.

Ao todo, 1.368 pessoas morreram por Covid-19, incluindo um caso no território semiautônomo de Hong Kong. Duas mortes foram registradas fora do país: nas Filipinas, em 2 de fevereiro; e no Japão, nesta quinta.

Informações do G1.

Bacharelando em Relações Internacionais. Produzo artigos no Neoiluminismo.com. Um sionista entusiasta da filosofia.