fbpx
Política Internacional
Ataque a tiros perto de sinagoga deixa dois mortos na Alemanha

Ataque ocorre no dia mais sagrado para a religião judaica

09/10/2019 11h25

Pelo menos duas pessoas foram mortas depois de ataques próximos a uma sinagoga na Alemanha em pleno Yom Kippur – o Dia do Perdão, dia este o mais sagrado no judaísmo.

Uma mulher foi morta a tiros na estrada ao lado da sinagoga, depois que líderes da comunidade judaica disseram que os atiradores tentaram entrar onde cerca de 80 pessoas estavam orando, mas foram impedidos por “medidas de segurança”.

Segundo o jornal alemão Bild, o atirador vestia uma roupa camuflada e teria utilizado uma arma semiautomática. O criminoso — ou criminosos — teria ainda jogado uma granada no cemitério.

O antissemitismo é um problema histórico, não só na Alemanha, mas em virtualmente toda a Europa. Esse ataque no dia mais sagrado para os judeus coloca em cheque o quanto evoluímos enquanto sociedade após o período do nazismo. Ataques antissemitas tem ocorrido com certa frequência nos últimos anos, o que tem preocupado muitos judeus pelo mundo. Um exemplo paradigmático ocorreu em uma sinagoga em Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 2018, quando 11 pessoas morreram na ocasião.

Informações do site Dailymail.

Bacharelando em Relações Internacionais. Produzo artigos no Neoiluminismo.com. Um sionista entusiasta da filosofia.