Sem Categoria
ANVISA fiscalizará navio chinês com tripulantes que tiveram ‘sintomas gripais’

Navio chinês chega ao Brasil com tripulantes que apresentaram sintomas parecidos com coronavírus.

16/02/2020 08h30

Neste domingo (16), chega à costa brasileira, com destino ao porto de Santos um navio com bandeira de Hong Kong e, por medida de precaução, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou que entrará na embarcação chinesa para verificar as condições sanitárias e higiênicas e a saúde dos tripulantes. O objetivo é atuar preventivamente contra o coronavírus, que possui epicentros de surto em algumas cidades da China.

A medida foi anunciada em decorrência da informação passada pelo capitão do navio, um cargueiro de contêiners, de que a bordo há dois tripulantes que apresentaram “sintomas gripais”, embora já estejam recuperados. Vale lembrar que o coronavírus, que já fez mais de 1.500 vítimas fatais desde o início da epidemia, possui sintomas parecidos ao de um gripe. A doença causa febre e sintomas respiratórios. Por isso a ANVISA decidiu realizar uma fiscalização presencial.

Para um navio embarcar e desembarcar viajantes e cargas no Brasil, ele precisa obter uma permissão da chamada “livre prática”, concedida pela ANVISA, o que normalmente não requer uma fiscalização a bordo, apenas uma análise de documentos e informações enviadas pela embarcação. Esses dados foram enviados pela embarcação chinesa, chamada Kota Pemimpin na sexta-feira (14).

No começo da noite de ontem (15), a ANVISA emitiu a seguinte nota, referente à chegada do navio chinês:

Na tarde deste domingo(16/2), o navio de bandeira chinesa Kota Pemimpin chegará à costa brasileira. A embarcação é procedente de Singapura, mas esteve em portos chineses nos últimos 30 dias. O navio passou por Shanghai em 17 de janeiro, Ningbo no dia 19, em Yantian no dia 22 e Hong Kong em 23 de janeiro deste ano.

No dia 14 de fevereiro(sexta-feira), o capitão do navio encaminhou documentação exigida para a atracagem no Porto de Santos. Após a análise do pedido, chamado de Livre Prática, foi possível verificar, por meio da Declaração Marítima de Saúde e do Livro Médico de Bordo da embarcação, a presença a bordo de dois dos tripulantes que apresentaram sintomas gripais, mas que estariam recuperados.

Assim, por precaução e em observância ao dever de cautela exigido pelo atual cenário epidemiológico global, será feita a Livre Prática a bordo para verificação das condições de saúde dos tripulantes e higiênico-sanitárias da embarcação. O navio chega na tarde do dia 16, mas só poderá ser atracado no Porto de Santos a partir das 23h do dia 17 devido às condições de maré”.

Fontes: Estadão e Portal ANVISA.

Continue lendo…

Advogada. Apaixonada pelo direito ambiental. Viciada em política. Humilde - e levemente sarcástica - proprietária do Blog da Azedinha.