Toffoli manda suspender investigações contra Serra na Lava Jato

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, emitiu uma liminar solicitando a suspensão das investigações que tem como alvo o senador José Serra (PSDB-SP), a solicitação foi feita pela advogada do parlamentar, investigado pela Lava Jato Eleitoral Paulista.

Ministro Dias Toffoli, presidente do STF
Ministro Dias Toffoli, presidente do STF

Na decisão, o ministro proíbe em caráter temporário o uso de materiais coletados pela operação, os mesmos devem ser lacrados e guardados, á espera de análise do caso pelo relator, o ministro Gilmar Mendes, o que só deve acontecer após o término do recesso judiciário, marcado para a primeira semana de agosto.

O ministro aceitou o argumento da defesa que alega violação de foro especial, uma vez que as investigações ao senador aconteceram durante o exercício de seu mandato. Em decisão semelhante, Toffoli também suspendeu a investigação da qual Serra é alvo na Justiça Federal.

As investigações tiveram como base a delação de Elon Gomes, empresário ligado à Qualicorp, que relatou repasses a campanha do tucano em 2014, A defesa nega as acusações.

continua em outra matéria