Pazuello é pressionado por senadores a agilizar vacinação
Em sessão do Senado, Ministro da Saúde apresenta explicações sobre a pandemia

Em audiência com senadores para apresentar o trabalho do Ministério da Saúde na pandemia, Eduardo Pazuello disse:

Eduardo Pazuello no Senado
Eduardo Pazuello no Senado (Imagem: Reprodução/TV Senado)

"Nós pensávamos e tínhamos observação técnica, em cima de tudo que vinha acontecendo no Brasil e no mundo, que no segundo semestre de 2020, víamos uma estabilidade clara de queda de contágios e óbitos no nosso país, principalmente na região Norte, Sudeste e Sul. E nós estávamos focados, obviamente, na compra das vacinas para fazer o trabalho final, que é imunizar a população e manter a estabilidade, voltar à normalidade da nossa vida. Essa ideia foi quebrada. Nos últimos 90 dias, números inacreditáveis de casos e mortes mundo afora".

Os senadores cobraram de Pazuello um planejamento de vacinação mais claro e objetivo, uma vez que não há estimativa de quando toda população brasileira será vacinada.

Além disso, alguns senadores levantaram a questão de que em alguns locais do país os idosos, que fazem parte do grupo prioritário, estão indo aos postos de vacinação e esperando em filas de até mil pessoas.

O senador Tasso Jereissati destacou as contradições do governo desde o início da pandemia, bem como a fala do presidente da República em chamar a doença Covid-19 de gripezinha, superestimar o medicamento cloroquina, rotular a Coronavac de vacina chinesa, e incentivar aglomeração.

Foi dito a Pazuello que se não fosse a vacina do Butantan, o Brasil teria zero vacinas e que seria importante que o governo reconhecesse seus erros diante do atual momento.

Você está sendo roubado! O sistema usa o seu dinheiro, abusa de privilégios e cria leis para se blindar. O MBL vai na contramão desse sistema, lutando contra o Foro Privilegiado, Fundão e na defesa da prisão em segunda Instância e reformas. A batalha é desequilibrada, nós só podemos contar com você. Doe para o MBL clicando aqui.
continua em outra matéria