Facebook libera dados de pequenos negócios para ajudá-los na pandemia
O setor privado se prepara para se ajudar na retomada econômica

Nesta quinta-feira (10), o Facebook anunciou um novo conjunto de dados que está disponibilizando para que pesquisadores e organizações não-governamentais parceiras possam estudar a retomada econômica de pequenas empresas e negócios, afetados duramente pela pandemia de covid-19.

Facebook
Facebook - Divulgação

A iniciativa Data for Good é um programa que a rede social mantém desde 2017 para divulgar dados e informações que possam ajudar no combate a catástrofes e desastres naturais. O programa foi agora expandido e passou a atuar em conjunto com pesquisadores de universidades e outros órgãos para entender dados de mobilidade e aprimorar uma resposta à pandemia.

Os dados são anonimizados e coletados de maneira a evitar que seja feito algum tipo de traceamento reverso, impedindo a precisão da origem ou da fonte. Dentre as novas informações estão dados de atividade econômica em pequenos negócios, para entender em tempo real quais deles fecharam, tiveram redução de atividade ou continuam funcionando durante a pandemia. Usando dados nas páginas dos negócios a empresa consegue facilitar o acesso a essas informações.

O gerente de pesquisas no Facebook, Alex Pompe, explicou que a análise é feita com base em detalhes providos pelos negócios nas páginas, posts públicos e alertas, além de modificações em horário de funcionamento, por exemplo. Entre os analisados pelo Facebook estão dados de movimentação e ida de pessoas às lojas, e setor em que o negócio atua, definido na página do Facebook. Em entrevista à revista Exame, ele contou:

Ajude a manter o MBL na luta!

“Não olhamos para o conteúdo, apenas a frequência relativa comparada ao período pré-crise, os 12 meses antes de 1° de março”

Contém informações da/o Exame.
Você está sendo roubado! O sistema usa o seu dinheiro, abusa de privilégios e cria leis para se blindar. O MBL vai na contramão desse sistema, lutando contra o Foro Privilegiado, Fundão e na defesa da prisão em segunda Instância e reformas. A batalha é desequilibrada, nós só podemos contar com você. Doe para o MBL clicando aqui.
continua em outra matéria