Contas de bilionários e celebridades sofrem ataque no Twitter
Contas de Bill Gates, Elon Musk, Jeff Bezos, Joe Biden, Kanye West e outros foram invadidas. Saiba mais

No final da tarde desta quarta-feira (15), a rede social Twitter confirmou que investiga um ataque hacker a contas de bilionários, corporações e celebridades. Todos os perfis invadidos exibiam a mesma "campanha" de distribuição de bitcoins, pedindo aos internautas que depositassem em uma conta específica para receberem em dobro.

Entre as vítimas do ataque estão: o cofundador da Microsoft, Bill Gates; o fundador da Amazon, Jeff Bezos; o CEO da Tesla, Elon Musk; e candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden; grandes companhias como Appel e Uber; o rapper Kanye West; a estrela Kim Kardashian; e o ex-presidente americano Barack Obama. O ataque teve impacto nas ações da companhia, que registraram queda de 4,15% por volta das 19h.

"Estamos cientes de um incidente de segurança que afeta as contas no Twitter. Estamos investigando e tomando medidas para corrigi-lo. Atualizaremos todos em breve. Talvez você não consiga tweetar ou redefinir sua senha enquanto analisamos e solucionamos esse incidente. Continuamos limitando a capacidade de tweetar, redefinir sua senha e algumas outras funcionalidades da conta enquanto analisamos isso. Obrigado pela sua paciência", escreveu a plataforma em seu perfil oficial.

"Esse parece ser o pior ataque contra uma grande rede social já registrado" observou Dmitri Alperovitch, cofundador da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, em entrevista à Reuters. Cerca de 300 pessoas caíram no golpe, e a conta anunciada recebeu US$ 100 mil em bitcoins. "Foi uma sorte que, dado o poder de enviar mensagens de contas de tantas pessoas famosas, os hackers tenham conseguido apenas US$ 110 mil em bitcoins", avaliou.

Contém informações da/o O GLOBO.
continua em outra matéria