Chineses encontram vírus da gripe com 'potencial pandêmico' em porcos
Segundo pesquisadores, o vírus é uma variante do influenza e sua contenção requer medidas 'urgentes'

Nesta segunda-feira (29), cientistas chineses afirmaram ter identificado um subtipo do vírus da gripe em porcos que apresenta alto potencial para gerar uma nova pandemia. O novo patógeno é uma variedade predominante do vírus influenza em fazendas de suínos na China desde 2016, presente em 10 regiões diferentes, e sua contenção requer medidas urgentes, dizem os pesquisadores.

O grupo de estudos, liderado por Honglei Sun, da Universidade Agricultural da China, publicou uma descrição prévia do vírus na revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos EUA. O vírus foi classificado com a sigla "G4 EA" (genótipo 4 da variedade Eurásia/aviária), sendo derivado do H1N1, grupo de vírus que causou a pandemia de gripe de 2009, em que vitimou aproximadamente 250 mil pessoas no mundo.

O monitoramento do vírus em porcos faz parte da rotina da vigilância de gripe na China, já que os animais são considerados "caldeirões biológicos" e catalizam rapidamente novas características em vírus.

"Controlar os vírus G4 EA H1N1 prevalentes em porcos e monitorar populações humanas, especialmente trabalhadores na indústria da pecuária suína, são medidas que devem ser implementadas com urgência", afirmou Sun.

Continue Lendo!

Contém informações da/o G1.
continua em outra matéria