fbpx
Sem Categoria
Monotrilho: o Grande ABC pode sonhar?

Desde 2014 o Grande ABC tem a expectativa das obras do Metrô que atenderá a região iniciarem.

21/04/2019 11h59

Desde 2014 o Grande ABC tem a expectativa das obras do Metrô que atenderá a região iniciarem.

A PPP (Parceria Público Privada) para execução das obras da linha 18 (Bronze), que trará o Metro ao Grande ABC, foi assinada em 2014. O Contrato foi firmado no valor de R$ 4,26 bilhões entre o Governo do Estado e o Consórcio Vem ABC. Desde de então o projeto já foi adiado por cinco vezes.

O Governo do Estado esta revendo a solução inicialmente proposta. Inicialmente foi proposto o sistema de Monotrilho, que é um ônibus de alta velocidade, a alternativa sendo estudada é o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos).

Lideranças locais e entidades de classe estão em campanha para que o modelo original seja mantido. A Justificativa é que a capacidade do Monotrilho é muito superior ao do VLT, o monotrilho segundo especialistas atinge uma velocidade média de 35km/h, já o VLT chega a 17km/h, tendo a necessidade de ter linhas paralelas para atender a demanda.

O Governador João Dória promete decidir entre a melhor solução até junho. Segundo o Governador o melhor custo beneficio será escolhido. O Consórcio vendedor para executar as obras diz que se as obras iniciarem neste ano até 2022 o modelo estará entregue.

São 13 estações previstas, ligando a Estação Tamanduateí ao Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André.

A População em sua maioria deseja que o Monotrilho seja mantido justamente para que a qualidade e velocidade do sistema traga ainda mais benefícios a mobilidade da região que carece de grandes intervenções.

Ajude o MBL Grande ABC a continuar suas atividades por uma região cada vez mais justa e livre. Doe pela plataforma: http://mbl.org.br/ajudeseunucleo