fbpx
Economia
Ford anuncia que deixará mercado de caminhões e fechará fábrica em São Bernardo

A empresa anunciou sua retirada do mercado de caminhões e fim das atividades na planta em SBC

19/02/2019 16h34

A empresa anunciou sua retirada do mercado de caminhões e fim das atividades na planta em SBC

O Estado de S. Paulo informa que a montadora vai deixar o mercado de caminhões, hoje fabricados na planta de São Bernardo do Campo. Também foi anunciado o encerramento da produção da planta na cidade, onde são fabricados os caminhões e a linha do modelo “Fiesta”.

Segundo a notícia, a empresa justifica a medida para  “o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul” e os custos com a mudança são estimados em US$ 460 milhões.

A notícia caminha em sentido contrário aos números anunciados no início do ano pela Fenabrave sobre o mercado de caminhões, que apresentou forte aumento no ano passado. Segundo a Fenabrave, no ano de 2018 o segmento absorveu 76.431 veículos, equivalente a um aumento de 46,8% comparativamente ao ano de 2017. Só no mês de dezembro, foram 7.607 unidades licenciadas. O ano de 2017, porém, representa uma base comparativa baixa, em decorrência da crise econômica que também atingiu o setor. A expectativa da área econômica da entidade é de um aumento das vendas em 15,4% ou 88 mil unidades. No mercado de caminhões a Ford se situava na penúltima posição, fabricando 9.306 unidades, com 12,2% do mercado.

O anúncio é feito após a General Motors anunciar a necessidade de mudanças em busca de retorno à lucratividade com riscos para a continuidade das operações, o que poderia afetar a planta localizada São Caetano do Sul, também no grande ABC.

Correspondente do MBL News no ABC.