fbpx
Destaque
Em discurso Auricchio cita Renan Calheiros para indicação de novas lideranças

Frase de Renan Calheiros foi usada por Auricchio durante o anúncio do seu novo secretário de gabinete

01/02/2019 12h45

Frase de Renan Calheiros foi usada por Auricchio durante o anúncio do seu novo secretário de gabinete

Na manhã desta quinta-feira (31), no Palácio da Cerâmica, o prefeito realizou a solenidade de transmissão de cargo de chefe de gabinete de Marisa Catalão a Bruno Vassari.

Durante o ato cerimonial Auricchio proferiu discurso que pretendia declarar a mudança na gestão com a inclusão de novas lideranças políticas.

Porém, surpreendentemente, o prefeito inicia suas palavras fazendo referência ao senador Renan Calheiros (MDB-AL). Apesar de serem feitas ressalvas à figura do político, soaram de modo contrário ao pretendido.

Parafraseando o senador, o prefeito disse: “Tem uma fala do ex-presidente do senado Renan Calheiros que fala ´deixem o velho senador aqui formar novos quadros no senado brasileiro”.

Ao comentar a frase diz: “Acho que a gente na política tem a missão de formar novos quadros. Eu me sinto muito realizado quando a gente alcança este tipo de objetivo. A gente tem dado exemplo contínuos”.

Prossegue em sua fala: “É tanto modelo de política que se impõe, mas que na verdade é a política, seja ela nova, boa, antiga, moderna, retrógrada, tem que ser voltada ao interesse público…”.

O exemplo trazido por Auricchio invoca naturalmente a imagem de velhos políticos, da estirpe de Renan Calheiros, ditando os novos nomes na política, em um momento especial em que há um clamor popular por renovação política. Renan Calheiros, investigado e réu em diversos processos criminais, empreendeu esforços máximos para introduzir seu filho na política, até alcançar o cargo de Governador de Alagoas, e, atualmente, busca manter-se no comando da casa legislativa adotando discurso de conveniência, dando uma guinada política, deixando o defensor ferrenho de Dilma Rousseff durante o impeachment, para assumir um Renan mais “liberal”.

Ao invocar a figura de Renan Calheiros, inevitável que o ato seja associado a ideia de um personagem antigo na política ditando as novas lideranças.

A outra colocação também causa estranheza, ao admitir qualquer linha de atuação política, inclusive práticas antigas e retrógradas, desde que se proponha um fim de interesse político. Evidentemente, nem sempre a nova política será a mais adequada, mas o histórico recente de velhas práticas políticas, tem revelado efeitos devastadores, como é o caso do senador Renan Calheiros que a todo custo pretende se manter no poder, inclusive ditando os novos nomes para compor a política nacional.

As palavras proferidas pelo prefeito durante a passagem dos cargos soam em sentido reverso do ato que pretendia conferir uma renovação dos personagens de sua gestão.

Veja o discurso em vídeo (imagens do Repórter Diário).

 

 

 

Correspondente do MBL News no ABC.