Política » Rio de Janeiro
Witzel sanciona decreto que antecipa 50% do 13º dos servidores do Rio de Janeiro

Medida será somente para os funcionários que fazem aniversário no mês de janeiro

28/01/2020 15h36

O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel assinou decreto que antecipa 50% do 13º salário para os servidores ativos, inativos e pensionistas da administração direta e indireta do governo do estado.

Os nascidos em janeiro receberão 50% na sexta-feira (31). O governo estima gastar R$95 milhões para 35 mil ativos, inativos e pensionistas.

Segundo o decreto, os depósitos serão distribuídos em 3 grupos. No primeiro (servidores ativos, inativos e pensionistas), o pagamento será de 50% no mês de aniversário e o restante em dezembro.

Já o Grupo 2 (servidores com cargos comissionados) receberá o pagamento no último dia útil de junho , proporcional aos dias trabalhados desde 1º de janeiro. E o restante em dezembro.

No Grupo 3 (pensionistas beneficiários de pensão previdenciária), 50% do dinheiro será depositado no mês de aniversário do instituidor da pensão e o restante somente em dezembro.

Porém, os nascidos em fevereiro também receberão em folha suplementar na última semana de fevereiro.

Já a partir de março, todos os servidores receberão 50% no mês de aniversário. Vale lembrar que o decreto não abrange os servidores regidos pela CLT, pois eles têm regras próprias para o pagamento do 13º salário

Jornalista formado pela UniverCidade, pós-graduado em Sociologia, Política e Cultura pela PUC-Rio. Formado em cinema pela New York Film Academy. Um liberal de direita que luta desde sempre pelos ideais que acredita.