Pará
Visitas aos presídios do Pará estão suspensas

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu todas a visitas a unidades prisionais estaduais.

27/01/2020 16h12

No dia 25 de Janeiro, sábado a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) emitiu uma portaria suspendendo todas a visitas a unidades prisionais estaduais.

Segundo a Seap, “a autorização para entrada nas Unidades Prisionais fica condicionada a obediência à ordem e a disciplina, observando-se as disposições legais em vigor” o que “possibilita, emergencial ou excepcionalmente, a suspensão de visitas, para fins de preservação da ordem, disciplina e segurança.”, ou seja, “é admissível a suspensão de visitas diante de fundadas suspeitas de rebelião, motim, ou outros eventos que possam fragilizar a segurança das penitenciárias”. Enfim, “em função do exposto acima, não resta outra alternativa a esta Secretaria, senão suspender as visitas nas unidades prisionais do estado do Pará, incluindo-se, neste ato, as Centrais de Triagem e a Central de Recaptura de Condenados”.

Ainda não se sabe quando tempo levará para melhorar a segurança das unidades penais e dos centros de triagem, entretanto, de acordo com a Seap, só após esta reestruturação que as visitações poderão retornar.