Minas Gerais
Vereadores de Itabirito gastam 720 mil com viagens

No ano de 2019, a câmara municipal de Itabirito registrou um gasto de aproximadamente 720 mil reais em viagens de vereadores.

22/01/2020 16h50 - Por Flávio Gontijo

ITABIRITO-MG – No ano de 2019, a câmara municipal de Itabirito registrou um gasto de aproximadamente 720 mil reais em viagens de vereadores. Teoricamente as viagens são para capacitação, mas será que eles precisam de tanto dinheiro assim para os estudos? Consta no portal da transparência que o valor de uma viagem de cinco dias à capital federal é de 5 (cinco) mil reais, quantia muito acima da média de preços praticados no mercado. Em uma rápida pesquisa aos sites de viagens, encontrei valores médios de 1600 (mil e seiscentos) reais para estadias e passagens aéreas. A maior dúvida é: para onde vai o resto do dinheiro?

Enquanto precisamos de verbas para saúde, educação e segurança pública, esses vereadores abusam do sistema com algo que não é ilegal, mas com certeza imoral, um escárnio ao pagador de impostos. Este ano haverá eleição municipal, momento de mudança. Temos de cobrar os que forem eleitos e os atuais para que essa farra com o dinheiro público acabe.

Após expor esses números nas redes sociais, recebi várias mensagens de apoio, mas como nem tudo são flores tentaram me calar. Por que temem que esses números venham à tona em época de campanha?
Seguirei firme com meu compromisso com a verdade.

Deixo uma frase de Jean-Jacques Rousseau: “Enquanto um povo é obrigado a obedecer e obedece, faz bem; mas quando pode desfazer suas amarras e as desfaz, age ainda melhor; porque retomando a liberdade através das mesmas regras que usaram para retirarem-na, mostra que elas servem para obtê-la de volta ou não serviriam para subtraí-la de início.”