fbpx
São Paulo
Vai no débito ou no crédito?

Projeto piloto da prefeitura de São Paulo moderniza a forma de pagamento de tarifas em ônibus da capital.

16/09/2019 20h28 - Por Rodrigo Vieira

Equipamento de NFC em testes em linhas de ônibus de São Paulo
(foto:Folha de SP)

Quinta feira (12), a Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou a implantação de um projeto que visa modernizar e flexibilizar a forma com que são pagas as passagens de ônibus pela capital. Poderão ser usados cartões de débito e crédito, ou smartphones e smartwatches. As bandeiras aceitas serão VISA ou MASTERCARD. O novo sistema será testado em doze linhas de ônibus da capital e em mais dois atendimentos (que fazem um trajeto em complemento à linha base), somando um total de duzentos veículos com a nova opção de pagamento.

O sistema de pagamentos usa a tecnologia NFC (Near Field Communication), mesma tecnologia que já é utilizada no bilhete único. Ao aproximar o cartão ou smartphone do validador, o valor da tarifa será debitado diretamente na conta bancária do usuário ou será incluído o valor na fatura mensal do cartão. O munícipe que quiser desfrutar da nova tecnologia deve estar atento se seu cartão e/ou smartphone possui a opção de pagamento via NFC desbloqueada. Para aqueles que contam com o benefício da integração entre as viagens, muita atenção! Não haverá integração para quem optar pelo pagamento com novo sistema, pelo menos nesse período de teste.

O projeto terá início nesta segunda feira (16) e segundo o prefeito Bruno Covas, não haverá custos adicionais à prefeitura, pois o projeto será realizado em parceria com empresas privadas.

Revisores: Cynthia Capucho, Felipe Donadi