Bahia
Um ano após atingir oito carros, cratera volta a surgir e interdita parte de rua de Salvador

Caso ocorre no bairro Daniel Lisboa. Quatro dias após retornar, buraco ainda não foi solucionado.

03/01/2020 11h04

Uma cratera que havia prendido oito carros em dezembro de 2018 voltou a surgir e interditou parte da Rua Dom Jerônimo Thomé da Silva, no bairro de Daniel Lisboa, em Salvador.
De acordo com moradores da localidade, o buraco retornou na última segunda-feira (30), e foi crescendo até deixar parte da rua sem asfalto.
Moradores denunciam que o problema seria provocado pela mesma obra que causou a cratera em 2018, realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Um ano após prender oito carros, cratera volta a surgir e interditada parte de rua de Salvador — Foto: Victor Silveira/TV Bahia

Segundo os moradores, a empresa já foi acionada, mas não esteve no local até esta sexta-feira (3).
Em nota, a Embasa informou que não realizou obra na rua Dom Gerônimo Tomé da Silva recentemente e que a rua está toda asfaltada, sem nenhum aterro feito pela empresa.

Os moradores devem estar se referindo a uma intervenção feita em 2018, após buraco formado devido a vazamento da rede água. Técnicos da Embasa foram ao local e verificaram que as redes de água e esgotamento sanitário estão intactas. No entanto, a rede de drenagem pluvial que passa ao lado da rede esgoto está exposta. Esses são indícios de que algum problema de obstrução ou quebramento na rede de drenagem causou a cratera“, diz a nota.

A Embasa destacou que, após vistoria, informou o problema a técnicos da Seman.

Carros presos

Carros ficaram presos em vala aberta no bairro de Daniel Lisboa, em Salvador — Foto: Dalton Soares/TV Bahia

O primeiro surgimento da cratera ocorreu em 24 de dezembro de 2018, após uma obra de troca de tubulação feita na região. Oito carros que estavam estacionados no local tombara e ficaram presos.
Com o problema, uma tubulação chegou a ser afetada e a água invadiu a casa de moradores da localidade. Na época, a rua ficou interditada por um dia, até a conclusão da obra de restauração do asfalto.

Carros ficaram presos em vala aberta no bairro de Daniel Lisboa, em Salvador — Foto: Laís Duarte

Fonte: G1 Notícias

Juazeirense, estudante de psicologia, apaixonada pelo liberalismo econômico e pelo objetivismo.