Mato Grosso
Ulysses Moraes propõe uma série de medidas econômicas para aliviar a crise do coronavírus

Essas medidas devem suavizar o impacto causado na economia de Mato Grosso

25/03/2020 17h27 - Por Fernanda Trindade

O deputado Ulysses Moraes encaminhou um ofício ao Governo Estadual com uma série de medidas econômicas para aliviar a crise do novo coronavírus em Mato Grosso. Uma dessas medidas propõe a prorrogação do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelas empresas do estado.

Vale destacar que, essas ações devem refletir, por exemplo, nas contas de energia e água que deverão ter o valor de cobrança reduzida para o consumidor.

“Essa pandemia está causando um grande impacto na economia do Brasil e em Mato Grosso não é diferente. Por isso, a implantação dessas medidas econômicas poderá trazer um alívio financeiro a população”, disse Moraes.

O deputado ainda sugere que o Executivo aumente o prazo para pagamento de financiamentos contratados por pequenas e médias empresas. Além disso, que disponibilize uma linha de capital de giro para micro e pequenas empresas com juros reais zero e com prazo de carência e de pagamento alongados.

“Esse é o momento que o Estado precisa flexibilizar a economia para evitar maiores consequências no futuro. Um programa de microempréstimos de até R$ 10 mil com juros integralmente custeados pelo Estado seria também o ideal”, enfatizou o parlamentar.

Além dessas quatro medidas, Ulysses Moraes encaminhou mais duas propostas que concedem linha de crédito ao micro e pequeno empreendedor, bem como ao pequeno empreendimento rural. E outras quatros recomendações foram realizadas na mesma linha de conter o avanço dessa crise na economia.

No total o parlamentar encaminhou dez proposituras ao Poder Executivo.
Mato Grosso tem 7 casos de coronavírus confirmados e 269 suspeitos. E no Brasil o número de pessoas infectadas, segundo o último balanço do Ministério da Saúde, é de 2.433 casos e 57 mortes.