Coronavírus » GRANDE ABC
Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Saiba o que é, período de encubação, como é transmitido, sintomas e métodos de prevenção

19/03/2020 10h35

GRANDE ABC – A pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), já afetou 166 países com mais de 210 mil casos confirmados. No Brasil, já causou 4 mortes e têm 428 suspeitos. Para efeito de comparação, o vigésimo dia de coronavírus por aqui foi pior do que na Itália, epicentro da crise na Europa. Naquele país, após o vigésimo dia, tinham 3 casos confirmados; no mesmo período, o Brasil somava 291 casos. A Itália é o país que mais sofre no momento com a disseminação e morte causada pelo vírus, contabilizando cerca de 37 mil casos confirmados e 475 mortes pelo coronavírus em apenas um dia.

A situação é gravíssima, e para nos prevenir de um mal maior, segue informações importantes sobre o novo coronavírus (covid-19).

O que é o coronavírus? – Coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias. O novo coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China, em Wuhan, provocando o covid-19

Qual o período de encubação e transmissão do vírus? – O período de transmissão e encubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam até 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus. A transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Como o coronavírus é transmitido? – Através de gotículas de saliva; espirros; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quais são os sintomas do coronavírus? – Febre; tosse seca; dificuldade para respirar. Alguns pacientes podem apresentar: congestionamento nasal; inflamação na garganta; diarreia e insuficiência renal (em casos mais graves).

Apresentei alguns destes sintomas. E agora? Quando devo ir ao hospital? – É necessário procurar um hospital ou um médico quando a pessoa começar a apresentar sinais de falta de ar ou começar a notar que as pontas dos dedos e os lábios ficam um pouco arroxeadas quando você fica mais ofegante. E a frequência com a qual tenta-se buscar o ar para respirar é maior do que o habitual.

Posso fazer o teste? – Sim, porém, o sistema público de saúde e os hospitais particulares só vão encaminhar o paciente para fazer o teste se ele apresentar os sintomas mais graves ou se tiver tido contato com alguém com o vírus. Nos hospitais particulares, se o médico não te encaminhar, há a opção de pagar para fazer o teste.

Como é feito o tratamento do coronavírus? – Não existe tratamento específico para infecções causadas pelo coronavírus humano. No caso do coronavírus, é indicado repouso e consumo de bastante água, além de aliviar os sintomas conforme cada caso, como por exemplo: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e febre.

Em hipótese alguma, não tome medicamentos que contenham Ibuprofeno, pois acelera a multiplicação do vírus.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
Cuide de quem sempre cuidou de você

Voltei de viagem. Devo ficar em quarentena? – Sim! É recomendado que todas as pessoas que voltaram ou estão voltando de viagem façam a quarentena. Viajante de qualquer lugar: isolamento de 7 dias. Viajante de lugar epidêmico: 14 dias.

Tenho um grande evento marcado. Devo adiar? – Sim! Para combater o vírus, é necessário evitar aglomerações. A saúde de todos agradece!

O que mais posso fazer para ajudar em tempos de crise como este? – Evitem que os idosos saiam de casa, eles são o maior grupo de risco. Ofereça ajuda para ir ao mercado, farmácia, padaria, etc. Não estoquem comida, álcool em gel, papel higiênico, etc. Tomem vacinas contra a Influenza e antipneumocócia se for indicado. Use máscaras apenas se você apresentar sintomas, caso contrário, deixe para quem precisa, como: pessoal da área da saúde e pessoas com outras doenças. E se puder, evite sair de casa.

O MBL disponibilizou um site que contém todas as informações sobre o coronavírus. Acesse: https://corona.mbl.org.br/

(AGRADECIMENTO: Rubinho Nunes)

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: https://mbl.org.br/ajudeseunucleo/

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.