fbpx
GRANDE ABC
TCE rejeita contas de Carlos Grana (PT); vereadores aprovam a contabilidade

TCE havia rejeitado as contas de 2014 e 2016, mas vereadores aprovam e Grana não ficará inelegível em 2020

26/09/2019 11h59

SANTO ANDRÉ – O Tribunal de Contas do Estado (TCE), deu parecer negativo em 2017 às contas do ex-prefeito Carlos Grana (PT), no exercício de 2014 e 2016. O órgão considerou irregular a aplicação de investimento da gestão na área de Educação, no patamar total de 24,53%, índice abaixo do limite constitucional de 25%. A decisão foi formalizada pela Corte sendo a conselheira Cristiana de Castro Moraes relatora do acórdão.

No mesmo ano, o órgão negou um pedido de reexame das contas do petista mesmo após acolher o pedido para incluir o recolhimento de impostos para investir na educação, totalizando 24,84%, abaixo do investimento mínimo de 25%, previsto na Constituição Federal.

A votação das contas estava pendente desde o início do ano e foi adiada várias vezes por falta de consenso. Mas o corporativismo prevaleceu na votação.

Até então, Carlos Grana estaria inelegível por 8 anos, mas a Câmara de Santo André aprovou na última terça-feira (24), por 18 votos à favor, as contas de 2014 e de 2016 do ex-prefeito Carlos Grana (PT). Os vereadores da bancada de sustentação do prefeito Paulo Serra (PSDB), ajudaram a derrubar os pareceres desfavoráveis do TCE.

O articulador político do prefeito na Câmara, José de Araújo (PSD), disse que cada vereador votou de acordo com sua consciência. “Não houve nenhuma discussão neste sentido”, afirmou.

A contrapartida para a aprovação das contas do petista foi a promessa de Carlos Grana não concorrer à prefeitura em 2020, o que já era dado como certo. Erick Eloi, o vereador Willians Bezerra e a vereadora Bete Siraque são possíveis nomes do PT para o Paço.

(texto-base: DGABC, RD)

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: mbl.org.br/ajudeseunucleo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e texto
5º Congresso Nacional Movimento Brasil Livre
Garanta seu ingresso em: congresso.mbl.org.br

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.