Pará
Sobe para 25 o número de casos suspeitos de Coronavírus no Pará

No momento foram 51 casos notificados, destes 26 já foram descartados e 25 estão sendo avaliados

17/03/2020 13h33

Ontem, dia 16, a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) divulgou uma nota atualizando as informações do Coronavírus (COVID-19) no estado, até o momento foram 51 casos notificados, destes 26 já foram descartados e 25 estão sendo avaliados, ainda não há nenhum caso confirmado da doença no Pará.

Ontem também, o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), publicou um decreto relatando as medidas que o Pará vai tomar no combate ao novo vírus.

“Publicamos, ainda nesta segunda-feira (16), por meio de edição extra do Diário Oficial, o decreto que restringimos todo e qualquer evento que tenha mais de 500 pessoas. Os servidores públicos com mais de 60 anos /ou, que estejam dentro do público de maior fragilidade, de maior exposição, que possam ser orientados a trabalhar de suas casas, mas mantendo serviços essenciais. Isso quer dizer que, os serviços de educação, até o momento, não serão suspensos. Vamos aguardar e se eventualmente isto for necessário, revisaremos essa decisão”, relatou Helder Barbalho.

Segundo o governador, “A Sespa vai atuar no monitoramento dos aeroportos, nos terminais rodoviário e hidroviário, nos portos e em todo o lugar que tiver circulação de pessoas que estejam vindo de outros países ou que estejam vindo de outros estados. A Secretaria de Saúde do Estado, em diálogo com as secretarias municipais, estarão com estrutura, junto com a Anvisa, que é o órgão responsável por este trabalho, mas nós estaremos de forma colaborativa, trabalhando conjuntamente para assegurar e garantir que haja uma fiscalização para identificar pessoas que tenham os sintomas, que estas pessoas sejam imediatamente encaminhadas para a realização do plano de contingência já feito pela Sespa desde janeiro passado, que nos deixam a certeza de que o Estado do Pará estará em condições de atender ao momento em que, eventualmente, tenhamos casos confirmados de Coronavírus”.

Leia o decreto na íntegra aqui.

Outras medidas já estão sendo tomadas no Pará, como a suspensão de aulas nas universidades por pelo menos 15 dias, restrição de visitas para casas de idosos e presídios, locais turísticos suspenderam as visitações, entre outras medidas.