Pará
Sespa divulga novo boletim acerca do novo coronavírus no estado

No momento há 16 casos suspeitos do vírus no estado, 25 casos descartados e nenhum confirmado

16/03/2020 17h06

Ontem, dia 15 de março, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) publicou a atualização do boletim acerca do novo coronavírus (COVID-19), até o momento há 16 casos suspeitos do vírus no estado, 25 casos descartados e nenhum confirmado.

Segundo a Sespa, dos casos descartados 17 eram da cidade de Belém, 1 de Marabá, 3 de Ananindeua, 1 de Capanema, 1 de Tailândia, 1 de Magalhães Barata e 1 de Bragança. Desses pacientes notificados, que foram comprovados não se tratar do novo Coronavírus, 15 estavam acometidos com Influenza A H1N1, 1 por Coronavírus HKU1 e 9 não tinham nenhum dos painéis virais.

Mesmo sem nenhum caso registrado da doença no estado, algumas medidas de prevenção já começaram a ser adotadas, como a UFPA (Universidade Federal do Pará), apesar de manter suas aulas e atividades, suspendeu eventos nacionais e internacionais, além de cancelar viagens para lugares em que exista a confirmação de casos de COVID-19, medida deve ser mantida até junho de 2020.

No dia 13 de março, o TJPA (Tribunal de Justiça do Pará), afirmou que está cancelado eventos do tribunal com mais de 100 pessoas, também suspendeu o atendimento ao público para a maioria dos serviços, excetuando os que não puderem ser efetuados de maneira eletrônica. Quanto aos julgamentos serão restritos e exclusivos as pessoas envolvidas.

Hoje, dia 16, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) também suspendeu o atendimento ao público, assim como eventos, viagens e reuniões.

Já foram cancelados voos de Belém com destino Paramaribo, capital do Suriname, o país está atualmente com suas fronteiras fechadas.

Outra medida que está sendo cogitada é a paralisação ou adiantamento do campeonato paraense de futebol, entretanto nenhum pronunciamento oficial foi feito e os jogos seguem aberto para as torcidas.

Na capital, Belém, o prefeito, em nota, disse que ainda não há necessidade de paralisar eventos de massa, já que nenhum caso do COVID-19 foi confirmado no estado e que o município está tomado as devidas recomendações do Ministério da Saúde.

O Coronavírus (COVID-19) já infectou 130 mil pessoas no mundo todo e já provocou cerca de 5 mil mortes. Atualmente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considerou a doença como uma pandemia, eventos em diversos países estão sendo cancelados, pessoas com suspeita da doença foram isoladas, tudo na tentativa de conter esse novo vírus.