Pará
SEAP e SECULT do Pará divulgam precauções adotadas contra o coronavírus

Ações têm como objetivo impedir a disseminação do COVID-19

19/03/2020 11h24

As secretárias de Cultura (Secult) e Administração Penitenciária (Seap) do estado do Pará divulgaram medidas que tomarão com o objetivo de impedir a disseminação do coronavírus (COVID-19).

Nesta terça-feira, 17 de fevereiro, a Secult trouxe a público que os espaços públicos culturais terão as visitações suspensas até o dia 30 de março. A resolução vem como acatamento das ações de segurança divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde para impedir o contágio do novo coronavírus. Locais como o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Arena Guilherme Paraense – Mangueirinho, Parque Zoobotânico Mangal das Garças, Carajás Centro de Convenções e a Estação das Docas tivera seus eventos adiados.

Outros locais tiveram suas atividades suspensas até segunda ordem, acompanhe a lista:

  • Theatro da Paz – Atendimento ao público, espetáculos e visitas guiadas estão suspensos.
  • Teatro Gasômetro – Atendimento ao público, espetáculos e visitas guiadas estão suspensos.
  • Arquivo Público do Estado
  • Atendimento ao público e visitas estão suspensos.
  • Prédio-sede (Centur)
  • Galerias Theodoro Braga e Benedito Nunes – Exposições canceladas. Novas pautas momentaneamente suspensas.
  • Cine Líbero Luxardo – Sessões regulares canceladas e programação momentaneamente suspensa.
  • Teatro Margarida Schivasappa – Espetáculos cancelados. Novas pautas momentaneamente suspensas.
  • Centro de Eventos Ismael Nery – Eventos cancelados. Novas pautas momentaneamente suspensas.
  • Biblioteca Pública Arthur Viana – Espaços fechados ao público. Serviços específicos (como os de pesquisa ao acervo geral) serão atendidos de forma remota pelo e-mail bibliotecaonline@fcp.pa.gov.br.
  • Teatro Waldemar Henrique – Espetáculos cancelados a partir de hoje. Visitas turísticas e novas pautas momentaneamente suspensas.
  • Casa das Artes – Todas as oficinas suspensas, com ajustes realizados em diálogo com os inscritos. Visitação ao público e exposições suspensas a partir de hoje.
  • Espaço Curro Velho e Casa da Linguagem – Oficinas do ciclo de março e de iniciação artística momentaneamente suspensas.

A Seap também remeteu à vara de execução penal da região metropolitana um documento com as ações de precaução para que o sistema prisional paraense seja protegido contra o novo coronavírus. Uma das ações, por exemplo, é a prolongação no regresso de detentos que haviam sido beneficiados pela saída temporária, para que assim os outros detentos não sejam contaminados.

A secretária ainda informou que as visitas de familiares não foram suspensas. Contudo, caso os familiares tenham feito viagens interestaduais ou internacionais, ou caso estejam com sintomas de qualquer tipo de gripe, como febre, tosse e coriza, não devem realizar visitas as instituições. Se alguém realizar uma visita, e apresentar qualquer um dos sintomas, passará por um parecer médico executado pela equipe de saúde da penitenciária.

Outra diretriz, indicada pela Seap, é que advogados, defensores públicos, autoridades, membros do sistema de justiça criminal e do sistema de segurança pública, caso apresentem sintomas, ou estejam com sintomas de gripe, coronavírus ou similar não se encaminhem as casas penais. A secretária deixou claro que, até o momento, a rotina que envolve a assistência jurídica aos detentos está inalterada.