GRANDE ABC
São Caetano do Sul: a mudança tão esperada deverá ocorrer nas próximas eleições

Moradores de São Caetano demonstram total insatisfação com o prefeito condenado em 2º instância José Auricchio Jr (PSDB)

16/01/2020 11h34

SÃO CAETANO DO SUL – A próxima eleição para prefeito e vereador de São Caetano do Sul aponta para uma promissora mudança na cidade com um dos maiores IDHs do Brasil, tendo em vista que o sul-caetanense demonstra total insatisfação com o atual prefeito José Auricchio Jr e seu vice Beto Vidoski (ambos do PSDB), condenados em 2ª instância pela Justiça Eleitoral por captação de recursos ilícitos para a campanha de 2016. O prefeito e seu vice estão tentando se manter no cargo e até concorrer à reeleição (caso isso ocorra, Auricchio será o primeiro prefeito de São Caetano a comandar o executivo por quatro mandatos). Não só o prefeito como também outros pré-candidatos chegaram a enfrentar duras críticas e até viraram motivo de chacota por parte dos cidadãos através das redes sociais, como aconteceu com Paulo Pinheiro (ex-prefeito que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas no exercício de 2014), e o ex-vereador Fábio Palácio, que se encontraram para deliberar a respeito de uma possível composição de candidatura. 

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Pedro Umbelino, pessoas sorrindo, possível texto que diz "Após pedido de Pedro Umbelino do MBL São Caetano do Sul, Sul, Kim Kataguiri encaminha emenda de de 1 milhão de reais para a saúde da nossa cidade. pedroumbelinooficial pedroumbelino_ pedroumbelino_"
Umbelino conseguiu através de emenda parlamentar 1 MILHÃO de reais para a área da Saúde de São Caetano do Sul

É notório que a cidade quer e precisa de renovação e mudança, mostrando preocupação e sugerindo melhor qualificação do eleitorado sul-caetanense, sendo primordial a consulta sobre a história de vida dos pré-candidatos, estudem, verifiquem e analisem com cuidado a índole de cada postulante para não repetirem a tragédia da eleição passada, elegendo para a Câmara dos Vereadores políticos subservientes às vontades e caprichos do Executivo prevaricando na principal competência do vereador: FISCALIZAR AS AÇÕES DO PREFEITO.

Como existem diversas pesquisas e enquetes (não oficiais) nas redes sociais para saber a opinião dos moradores sobre os pré-candidatos a prefeito de modo informal – e muitas vezes são manipuladas ou encomendadas por empresas privadas pagas por órgãos com interesses políticos -, algo interessante aconteceu quando uma página de entretenimento e humor no Instagram chamada “@sancaMilGrau”, que narra fatos e acontecimentos de São Caetano de forma descontraída, decidiu fazer uma enquete aberta nos stories sobre a eleição 2020 para prefeito, onde a pessoa votaria “SIM” para o seu pré-candidato e “Não” para os demais, além das opções “Nenhum desses” ou “Não decidi”. O resultado foi postado no feed com prints da votação online de forma totalmente imparcial com intuito de mostrar a opinião do eleitor.

Sanca Mil Grau

O resultado não assustou quem acompanha a situação política da cidade e tem ambição por mudança. O prefeito José Auricchio Jr (PSDB), obteve uma grande reprovação por meio do público da página, ficando com 1535 votos negativos e apenas 152 positivos, sendo o segundo candidato mais reprovado e com menos votos positivos, ficando atrás apenas do Gilberto Costa (ex-PATRIOTA), somando 1546 votos “Não” e 120 votos “Sim”. Quem teve o melhor desempenho nessa enquete superando todos os concorrentes foi Thiago Tortorello (PRTB), com 784 votos negativos e 860 votos positivos. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "É FUNÇÃO DO VEREADOR NÃO É FUNÇÃO DO VEREADOR Fiscalizar Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais. Propor de interesse municipal, debatê-las aprová-las. Votar projetos de leis pelo Prefeito. Organizar os serviços das Municipais. Representar os anseios populares para bem comum. Distribuir cestas básicas, carros, pipas de água, etc. Financiar festas, times futebol, etc. Conseguir vagas em creches, escolas, hospitais, etc. Interditar qualquer serviço que seja direto do cidadão. Beneficiar-se do cargo para obter vantagens pessoais. pedroumbelinooficial pedroumbelino_ pedroumbelino_"
Para que a mudança ocorra, faz-se necessário que o eleitor saiba qual é a função do vereador

Por fim, os demais candidatos desta enquete foram: Paulo Pinheiro (DEM), com 1471 votos “Não” e 203 votos ” Sim”; Fábio Palácio (PSD), com 1252 votos “Sim” contra 203 “Não”, Mario Bohm (PARTIDO NOVO), com 1442 votos “Não” e 188 votos “Sim” e “Não Sabem” ficou com 493 votos.

Conclui-se então que esta enquete realizada pela página no Instagram do “@sancaMilGrau” representou a pretensão de grande parte dos seguidores, sinalizando a insatisfação com a atual gestão bem como com boa parte da classe política da cidade.

EM TEMPO: São Caetano do Sul conta com 19 vereadores. Apenas 4 são oposição ao prefeito: Ubiratan Figueiredo, César Oliva (ambos do PR), Jander Lira e Chico Bento (ambos do PP). O resto é “tudo farinha do mesmo saco”, como diz o ditado popular.

(texto: Matheus Emídio – colaboração: Cauê Camata)

Ajude-nos a continuar nosso trabalho. Contribua em: https://mbl.org.br/ajudeseunucleo/

Estudante de Letras, são-paulino, fã de System of a Down, devoto de São Dostoiévski (o maior escritor-filósofo do mundo). Intrínseco a mim: Política, Jornalismo, Filosofia e Sociologia. Sou MBL com muito orgulho.