Educação » Rio de Janeiro
Profissionais de Educação não receberam gratificação de férias

O secretário de Fazenda do Rio apresentou contas do município

08/01/2020 19h11 - Por Anthony Heimlich

Profissionais de Educação do Rio, ainda não receberam a gratificação de férias que deveria ser paga no recesso. O atraso no pagamento foi discutido em uma reunião nesta terça-feira, dia 7, na Câmara dos Vereadores, que contou com a participação de César Barbiero, secretário municipal da Fazenda.

Vereadores que participaram da reunião que o secretário espera pagar as férias dos funcionários até quinta-feira, dia 9. Dependendo dos recursos que entrarem no caixa do município até quarta-feira, dia 8.

O representante da pasta, apresentou aos vereadores um panorama das contas da prefeitura. Barbiero prevê um 2020 mais “tranquilo” do que o ano passado devido à antecipação do dinheiro que a prefeitura recebe de seus devedores.

Na mesma reunião, Barbiero apresentou um panorama das dívidas do município. As dívidas com fornecedores e serviços que já foram realizados são as mais emergenciais, o valor chega a R$ 315 milhões, e a previsão é que o pagamento aconteça até o mês que vem.

Em meio à crise, o líder do governo prevê um ano melhor do que 2019. “Eu acredito que 2020 é a situação diferente da prefeitura. O Brasil tá crescendo e a arrecadação da prefeitura será maior que em 19, a prefeitura terá mais dinheiro, eu acho que o salário tá garantido e com o dinheiro do IPTU, que vai entrar, algo será cortado, alguma coisa será equilibrada, mas acredito que os serviços essenciais estão garantidos até o fim do ano”, afirmou Doutor Jairinho (MDB) em uma reportagem ao Bom Dia Rio.

Também foi tema do encontro o contrato firmado entra a prefeitura e a XP Investimentos. O acordo envolve a realização de um levantamento e um plano de ação para a chamada “securitização da dívida”.
A ideia é que o banco antecipe de 2 a 3 bilhões de reais até abril deste ano. Em troca, a XP venderia títulos da dívida da prefeitura e receberia parte disso durante alguns anos.