Pará
Professores e alunos da UFPA produzem álcool gel para atender a academia

Álcool gel deverá atender a demanda de higiene das unidades acadêmicas da instituição e dos hospitais universitários

25/03/2020 16h12

Diante da pandemia da Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus, professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) e em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) começaram a produzir álcool gel para atender a demanda de higiene das unidades acadêmicas da Instituição e dos hospitais universitários.

A iniciativa foi idealizada pelos professores José Otávio Carréra, farmacêutico responsável e coordenador do projeto; Mauro Sérgio Marques, da disciplina de Tecnologia Farmacêutica; e Roseane Ribeiro, da disciplina Garantia da Qualidade de Produtos e Insumos Farmacêuticos e Cosméticos. A equipe envolvida na produção é formada por docentes e discentes de pós-graduação que trabalham na área da Saúde. A proposta foi apresentada na última semana à Reitoria da UFPA, que imediatamente a aprovou e viabilizou os meios para a produção.

O processo de produção do álcool será realizado no Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia, seguindo as diretrizes das Boas Práticas de Manipulação. O álcool gel será destinado para uso dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), e para unidades acadêmicas, como núcleos, institutos, faculdades, prédios administrativos, bibliotecas, entre outros.

Fonte: UFPA.