Meio Ambiente » Rio de Janeiro
Principais mananciais de água que abastecem o Rio de Janeiro estão poluídos

De acordo com especialista da Uerj, poderá chegar a um ponto onde a água não poderá mais ser tratada.

09/01/2020 19h50 - Por Mauro Gabriel

Adacto Ottoni, Engenhero Sanitárista sobrevoou os principais mancais que abastecem a Estação Guandú, responsável majoritária do abastecimento do Rio nesta quinta-feira (9 de Janeiro) e alertou para o aumento da poluição além de afirmar que isso pode comprometer a qualidade das águas que chegam ao município do Rio de Janeiro.

O especialista ainda destacou que: “Essa água indica altíssima poluição. A gente vê, bem claramente, o alto grau de degradação da bacia, com ocupação das faixas marginais, desmatamento. A água vai passando pelas cidades e você vê as manchas de poluição entrando no rio. E lamentavelmente esta é a água que estamos bebendo”

O engenheiro também ressaltou que: “Tem que pegar aquela água bruta e transformar em água potável. O problema é que, se a água bruta está cada vez mais poluída, vai chegar em um ponto que você não vai consegui tratar”

Adacto ainda finalizou dizendo: “Pode ter havido várias coisas e só vamos saber com um monitoramento preciso e diagnóstico preciso para comprovar para a sociedade que a água realmente está segura”

O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) afirmou que a gestão de esgotamento sanitário é de competência dos Municípios.