Goiás
Prefeitura de Pontalina (GO) decreta estado de emergência

Houve rompimento de barragem de represa na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural do município que causou diversos danos pela cidade.

07/01/2020 11h44

A prefeitura de Pontalina (GO) decretou estado de emergência no município na noite desta segunda-feira (6), O decreto foi assinado pelo prefeito Milton Ricardo de Paiva devido a forte chuva que atingiu o município na última sexta-feira (4) e sábado (5) causando rompimento de barragem de represa na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural do município que causou diversos danos pela cidade.

No decreto, o prefeito justifica que houve “queda de árvores nas margens dos córregos Jataí, Mateiro e Lava Pé, e principalmente no córrego Boa Vista, riscos de quedas de outras árvores, alagamento e destruição de casas, devido a inundação de córregos, danos nas estruturas físicas de pontes de concreto e madeira e pontilhões, destruição de estradas rurais e vias urbanas”. Ademais, o texto aponta que a cidade teve danos e mortes de animais, erosões em terrenos e outros danos semelhantes em razão da “maior precipitação ocorrida no município na história”.

Com o decreto, a prefeitura autoriza as secretarias e demais órgãos da administração municipal atuarem nas ações de resposta ao desastre visando a reabilitação do cenário e reconstrução da cidade. O texto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações dos órgãos municipais e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade “com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.