Pará
Prefeito de Belém e Governador do Estado trocam alfinetadas

Helder Barbalho critica Zenaldo Coutinho, que responde a provação no mesmo tom

22/01/2020 19h15

A contenda começou, no dia 20, quando o governador do estado Helder Barbalho (MDB) apareceu em um vídeo, que “viralizou”, ao lado do prefeito de Ananindeua/PA, Manoel Pioneiro (PSDB). Nas imagens o governador está discursando sobre a possibilidade de melhorar as ruas da capital e faz críticas ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB). Após a fala de Helder, no dia 21, Zenaldo também se pronunciou.

Confira o vídeo na íntegra:

Barbalho inicia o vídeo dizendo que em relação às ruas da capital o governo fará o que “é possível fazer pelas ruas de Belém. Porque o problema é que obra de rua tem que envolver a prefeitura”.

“Eu estimulo que a prefeitura de Belém possa acordar também, baixar a poeira da política e entender que nós temos que viver para construir a união em favor desse estado [palmas e gritos], porque briga política não leva a nada”, afirmou o Helder Barbalho criticando Zenaldo.

Como resposta ao governador o prefeito Zenaldo gravou um vídeo com o mesmo tom de provocação, Coutinho começa dizendo: “governador Helder Barbalho, desça você do palanque. A prefeitura de Belém está de portas abertas para qualquer parceria. Você pode, por exemplo, pagar os mais de R$ 12 milhões de parcerias do governo do estado com a prefeitura que foram inclusive já confirmadas e atestadas no seu governo, e que você não paga. Você pode, por exemplo, também pagar a Agência de Águas e Esgotos de Belém, sem precisar que a gente entre na Justiça”.

O prefeito ainda repete a provação dizendo para o governo descer do palanque e vir para o diálogo. Além disso, Zenaldo afirma estar disposto a fazer parcerias administrativas com Helder, mas que não vai se submeter a caprichos políticos.

Essa troca de farpas tão abertamente, segundo o Ver-o-fato, já seria uma espécie de “aquecimento” para a campanha eleitoral, deste ano, da prefeitura de Belém.