fbpx
Espírito Santo
Óleo avança e pode atingir litoral capixaba em breve

A mancha de óleo que atingiu o litoral do nordeste já alcançou o sul da Bahia e pode chegar ao Espírito Santo em breve.

23/10/2019 19h00 - Por Darcy Junior

A mancha de óleo que atingiu o litoral do nordeste já alcançou o sul da Bahia e pode chegar ao Espírito Santo em breve. A possibilidade se dá devido ao deslocamento da água no sentido sul, que favorece a vinda do material. A expectativa de especialistas é que, se mantendo o deslocamento previsto, o óleo chegue a território capixaba nas próximas duas semanas.

O governo do Espírito Santo já se prepara para a contenção de um eventual desastre ambiental estabelecendo plano de emergência para o enfrentamento da crise. Estão envolvidos na força-tarefa o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Defesa Civil,  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Capitania dos Portos.

Praia de Itaúnas no norte do Espírito Santo.

O município de Conceição da Barra, território no litoral mais ao norte do Espírito Santo, já antecipa a possível chegada do óleo e criou um Gabinete de Gestão de Crise, com o objetivo de planejar e executar ações. Caso se confirme, a chegada do material atingirá o Parque Estadual de Itaúnas, criado para conservar o local, que apresenta ambientes como restinga, dunas, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e cerca de 25 quilômetros de praias.