São Paulo
Obras do BRT em Sorocaba geram reclamações de moradores

As obras da estrutura estão incomodando os cidadãos dos bairros da Zona Norte da cidade. Entre as reclamações estão a demora em se finalizar a construção, os problemas de locomoção nas avenidas e ruas em que as obras estão em andamento e também a ausência de trabalhadores nas construções.

09/01/2020 00h21 - Por João Vitor Braga de Moraes

A chegada do BRT na avenida Itavuvu foi anunciada em 21 de setembro de 2018, as obras durariam cerca de 5 meses, porém, 16 meses depois ainda não foram concluídas , causando transtorno e prejuízos para comerciantes e moradores das regiões afetadas. A prefeitura diz que o sistema será finalizado ainda em 2020. Será?

Um dos motivos principais para toda essa demora é o fato das obras terem sidos abandonadas durante parte de 2019, alguns moradores já relataram ao jornal Cruzeiro do Sul que em um certo momento nem sequer máquinas eram vistas no local. O Mbl News publicou sobre isso aqui anteriormente. Até mesmo o dono das lojas HAVAN protestou contra os prejuízos causados pelas obras mal planejadas e pela incompetência na sua execução.

O fato triste é que tamanha demora causou e ainda causa transtornos enormes aos moradores da Zona Norte da cidade. Muitos reclamam do trânsito, que na região aumentou exponencialmente, causando assim uma diminuição da qualidade de vida dos habitantes. Também há reclamações quanto aos acidentes (inclusive com vítimas, veja aqui) ,que segundo os moradores aumentaram junto com o trânsito. Outro problema recorrente durante as obras, foram as diversas vezes que houve perfurações da rede de águas do SAAE(veja aqui) , que além do transtorno de interromper o trânsito deixou a população abastecida por essas redes sem água até que os reparos fossem efetuados.

Outro problema corriqueiro desde o inicio das obras , são os alagamentos quando ocorrem chuvas mais fortes na avenida. Devido a elas o sistema de escoamento de águas pluviais não drena de maneira suficiente, causando ainda mais transtornos ao trânsito de veículos e pedestres. É facil encontrar em uma rápida pesquisa nas redes, notícias sobre alagamentos nas obras do BRT na avenida Itavuvu, como por exemplo a do portal G1, publicada no dia 8 de janeiro de 2020 aqui e a do Jornal Z Norte, aqui no dia 27 de novembro de 2019.

Um meio de transporte que seria de extrema utilidade para os cidadãos de Sorocaba e facilitaria a vida de muitos, se tornou uma dor de cabeça bem incômoda para todos aqueles que circulam pela avenida Itavuvu devido a falta de planejamento adequado e incompetência de seus executores.

Fontes: jornalcruzeiro.com.br, sorocabanices.com.br, jornalznorte.com.br, g1.com