Rio de Janeiro
Obras da Avenida Niemeyer estão prontas, garante Crivella

A via está fechada desde maio de 2019

01/02/2020 01h57 - Por Jani Santos

A prefeitura do Rio de Janeiro entrou com um novo pedido de reabertura da Avenida Niemeyer, um dos principais acessos do município. Segundo Marcelo Crivella, todas as obras da avenida estão prontas.

“Acho que a Niemeyer nunca esteve tão segura quanto hoje, mas a Justiça não pensava assim e nem os peritos. ‘Tá’ certo, não são especialistas, estão cuidando da vida do povo e estavam temorosos, agora não é mais motivo para isso. Hoje, a Niemeyer está segura para tempo seco e tempo de chuva, com exceção, claro, se houver esse diluvio acima daquele que houve”, disse o prefeito à TV Globo.

Vale lembrar que a justiça havia decretado o fechamento da Niemeyer por afirmar que só metade das obras estão prontas. Porém, de acordo com executivo municipal, foram feitas mudanças no projeto.

“Inicialmente, a gente pensou em fazer três cortinas. Mas a gente substituiu essas cortinas por outros serviços, principalmente os serviços de drenagem, terraplanagem. Nós mudamos a topografia local e colocamos canaletas de drenagem, que a gente via que tinha melhor eficiência do que fazer uma cortina a mais”, disse Sebastião Bruno, secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, ao G1.

Ainda de acordo com o prefeito, R$34 milhões foram investidos em 56 pontos da Avenida Niemeyer. Outra medida adotada por Crivella será um novo protocolo pluviométrico para o fechamento do acesso. Ao invés de 110 milímetros, agora serão 38 milímetros.

A Justiça exigiu e Crivella acatou que ventos de mais de 70 km/h também será motivo de fechamento da Niemeyer. O processo de reabertura está sendo analisado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.