Goiás » Previdência
Número de aposentados e pensionistas já supera servidores ativos em Goiás

A Reforma da Previdência estadual em Goiás foi uma iniciativa acertada do governador Ronaldo Caiado.

04/02/2020 13h36

O jornal O Globo divulgou um infográfico que mostra a diferença, — em milhares — do número de servidores aposentados para o número de ativos. Goiás registra 69,7 de aposentados e 64,6 de efetivos. Segundo a reportagem, a média de idade do servidor que se aposenta em Goiás é de 53 anos.

Segundo o gestor do instituto de previdência dos servidores goianos (GoiásPrev), Gilvan Cândido da Silva, Goiás registrou em setembro passado, um número de aposentados e pensionistas superior ao de servidores. No fim de 2019, eram cem beneficiários para cada 92 servidores da ativa, ou seja, 1,1 aposentado e pensionista para cada funcionário em pleno exercício de sua função.

Em 2010, a relação era oposta: havia 1,8 servidor da ativa para cada aposentado ou pensionista. “Em 2004, eram dois servidores para cada aposentado e pensionista e, naquela época, já era insuficiente. Para conseguir um certo equilíbrio, hoje precisaríamos ter 2,5 servidores para cada aposentado”, afirmou Gilvan.

Diante da situação que se agrava de maneira linear e ascendente, a Reforma da Previdência estadual em Goiás foi uma iniciativa acertada do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Química Industrial, Tatuadora, Desenhista, Cristã Reformada e aspirante a Teóloga.