Pará
Novo modelo de placa de veículo será implementado no Pará

Os automóveis serão identificadas pelas placas em padrão único do Mercosul

30/01/2020 15h08

Ontem, dia 29, o Detran-PA (Departamento de Trânsito do Estado do Pará) informou que a partir de amanhã, 31 de janeiro, os automóveis do departamento já serão identificadas pelas placas em padrão único do Mercosul, sendo regularizados conforme a Resolução nº 780 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Essas novas placas foram criadas baseadas no sistema integrador da União Europeia, onde os países pertencentes ao bloco possuem esta padronização dos veículos. As identificações dos automóveis brasileiros deveram ser iguais aos dos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, pois são eles que integram o Mercosul.

No Pará, as novas placas começaram a ser comercializadas e implementadas em todos os veículos a partir do dia 3 de fevereiro, deste ano, onde começará o período de transição, o Detran deverá disponibilizar uma lista de locais que estarão aptos a comercializar a placa padronizada, assim os proprietários dos veículos poderão procurar alguma dessas empresas credenciadas e realizar a troca.

Essa modificação tem como objetivo melhor a fiscalização dos países do Mercosul realizando um banco de dados entregado entre os membros deste bloco econômico.